Encontro Municipal dos Profissionais de Educação acontece nesta terça-feira
Foto: Flávio Sardou
Atuação do professor na sala de aula será debatida nesta terça-feira
Professores da rede municipal de ensino participam nesta terça-feira (5) do Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe), que vai acontecer na sede do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto, a partir das 8h. Para melhor atender aos participantes, a secretaria de Educação subdividiu a programação.
No turno da manhã, o encontro será dirigido para os professores que atuam com turmas do 6º ao 9º anos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Já às 13h, será voltada para os educadores que trabalham com o segmento da Educação Infantil e 1º ao 5º anos de escolaridade. O tema do encontro é “Escola: espaço de cidadania”.
O encontro é uma proposta do Governo Municipal que tem a finalidade de ampliar a qualificação dos profissionais que atuam nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outra ideia é permitir a troca de experiências e de novos conhecimentos em prol da gestão democrática do ensino municipal e de um cenário pedagógico propício para cerca de 37 mil alunos da rede municipal.
Para o debate foram convidados especialistas consagrados da área educacional do país. Entre eles estão os representantes da área da Educação da Tamboro Digital, André Couto e Maíra Pimentel, além do vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso. A mesa redonda contará ainda com as palestrantes Ana Cláudia Arruda Leite, que faz parte do Instituto Alana-Educação, de São Paulo; Cecília Goulart da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Alcione Tavora Kullok, da Fiocruz do Rio de Janeiro.
Com a finalidade de celebrar o Dia Nacional da Cultura, cuja data alusiva é nesta terça-feira (5), os alunos do balé do Colégio Municipal Botafogo vão se apresentar durante o evento. De acordo com a coordenação da subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, todas as unidades escolares vão trabalhar com manifestações culturais no decorrer deste mês.
A realização do encontro também visa enfocar estratégias educacionais voltadas para a minimização de possíveis impactos que podem acontecer nas unidades municipais. Para isso, segundo a coordenação do evento, muitos desdobramentos enfocam esse tema.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, uma das intenções da rede municipal é permitir que os educadores repensem a prática na sala de aula. “Além disso, a proposta é destacar intervenções pedagógicas e trabalhar em prol da minimização de possíveis impactos que podem acontecer nas unidades municipais de ensino”, finalizou.