Ensino municipal prioriza educação inclusiva
Foto: Moisés Bruno
Salas multifuncionais contribuem no desenvolvimento e aprendizado dos alunos
A educação especial é uma das prioridades na rede municipal de Macaé. Para isso, os profissionais que atuam nas 46 salas de recursos multifuncionais estão recebendo capacitação específica. Nesta terça-feira (21), orientadores pedagógicos e educacionais, supervisores e os que atuam nas salas de apoio pedagógico específico e Centro Especializado de Apoio ao Escolar (Cemeaes) participaram do primeiro encontro de formação deste ano letivo na sede do Centro de Convivência do Idoso. Na ocasião, foi lançada a Semana Municipal de Educação Inclusiva, que vai acontecer entre os dias 1 a 17 de abril com apresentação do enfoque “Rompendo barreiras atitudinais”, a exemplo de estigmas e rótulos que surgem junto a questões que tratam de deficiência.
Com o tema “A escolarização de alunos com deficiência intelectual”, a palestra ministrada pela professora doutora Márcia Denise Pletsh buscou propor ações pautadas em práticas pedagógicas coletiva para contribuir com o ensino. Na oportunidade, foi destacada a importância da identificação, avaliação e acompanhamento dos alunos do Atendimento Educacional Especializado.
Segundo dados da rede municipal de ensino, 1.700 estudantes apresentam algum tipo de deficiência (transtorno global de desenvolvimento-altas habilidades e superdotação). São 62 professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, além de nove intérpretes e quatro profissionais de Libras, que atuam em salas regulares.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo é assegurar a inclusão escolar, garantindo o acesso e a permanência de todos os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento (autismo infantil, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância), além de altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado.
“Com a Semana de Educação Inclusiva a rede tem como focos promover uma reflexão com alunos, professores, pais e comunidade escolar acerca do tema inclusão. Serão utilizadas atividades lúdicas, visando retratar, valorizar e divulgar o que há de positivo e negativo, reconhecendo o que pode ser melhorado e motivar o diálogo como base no respeito às diferenças na construção da escola inclusiva”, destacou o secretário.
Novas salas - Além das salas já existentes, a rede municipal contará com novas salas de recursos multifuncionais. Os espaços que serão implementados pelo Governo Federal são dotados de equipamentos e recursos pedagógicos voltados para acessibilidade. As unidades municipais que receberão as salas são: Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro ( Nova Holanda); Escola Municipal de Educação Infantil Lia Koop Franco (Vila Badejo); Córrego do Ouro e Escola Municipal de Educação Infantil Wanderley Quintino (Malvinas). As unidades municipais Educação Infantil Professora Maria José Ferreira Barros (Visconde) e Leonel de Moura Brizola (Barra) já foram contempladas com os espaços esse ano.
Os ambientes contam com mobiliários e materiais adequados como jogos direcionados, kits de desenho geométrico, prancheta de leitura, soroban, guia de assinatura e microcomputadores.
Polos - Além disso, o município se destaca com atendimento nas unidades municipais consideradas polos. São elas; Lions, que funciona no bairro da Gloria e atende surdos e deficientes auditivos, além de estudantes com deficiência intelectual e múltipla. Outra escola é o Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), polo que atende alunos que apresentam deficiência auditiva, visual e física.