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Escolas de áreas pacificadas apresentam melhoria no processo de ensino

07/08/2014 16:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

O Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro está colhendo resultados positivos

Escolas que funcionam em comunidades que receberam a instalação dos módulos de Policiamento de Pacificação, como Nova Holanda e Malvinas, estão colhendo resultados positivos no processo ensino-aprendizagem. O Ciep Munipalizado Darcy Ribeiro, que atende 800 alunos na comunidade Nova Holanda, em tempo integral, está colhendo resultados positivos com o desenvolvimento das ações de pacificação social.

A ação conta com a Secretaria de Ordem Pública e o envolvimento de todas as secretarias municipais, em prol da consolidação do processo de segurança, promovendo uma programação específica de ações para essas comunidades. Para isso, estão em andamento atividades voltadas para a prática esportiva, limpeza pública, prevenção ao uso de drogas, trabalho e renda, empreendedorismo, saúde e educação, entre outras.

As unidades municipais de ensino também recebem atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) e apresentação dos contadores de histórias da rede municipal da rede municipal “Historiarte”, além do desenvolvimento de cursos ministrados pela secretaria de Trabalho e Renda, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). Para a Secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a intenção da rede municipal é primar pelo desenvolvimento pleno dos estudantes, maior aproximação da comunidade escolar e formação dos profissionais de ensino. "Estamos investindo na melhoria do processo ensino-aprendizagem", ressalta.

Ciep Nova Holanda - Após o processo de pacificação, o Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro obteve melhoria no processo ensino-aprendizagem. A prova disso, segundo o diretor, Pueblo Peçanha, é a influência significativa diante dos alunos como redução da infrequencia e evasão, melhoria no desempenho escolar com a obtenção de maiores notas e conseqüente aprovação, além da redução da distorção "idade-série". A mãe da aluna Laís da Silva, de 9 anos, Genifa da Silva, ressalta que nos últimos anos a menina está se destacando nos estudos. “O ensino integral desta escola é maravilhoso. Percebi que a minha filha está cada vez mais participativa e estudiosa nos últimos tempos”, diz ao fazer questão de participar de todas as ações na unidade e levar a estudante ao Ciep diariamente.

Outra vantagem apontada por Pueblo Peçanha é a participação dos estudantes e comunidade em atividades diversas no final de semana na unidade. “Os alunos, pais e familiares se envolvem em atividades esportivas como futebol, missas e cultos na quadra, que ganhou um cenário artístico diferente com trabalho de grafite”, comentou.

Mais um fator destacado pelo diretor é a maior aproximação da comunidade escolar com a participação nas reuniões mensais na reunião da Associação de Apoio à Escola, além do projeto “Família na Escola”, com apresentações dos alunos e debates de temas como violência e saúde. Na oportunidade, segundo o diretor, são apresentadas e debatidas resoluções de problemas da unidade, além de contribuir nas deliberações sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas municipais. Durante os encontros, os integrantes também atuam na organização de planos e projetos escolares e contribuem na organização, aplicação de recursos e aprovação do projeto pedagógico da unidade municipal de ensino.

Jovens a partir de 16 anos de idade que vivem em situação de vulnerabilidade social nas comunidades pacificadas de Nova Holanda, Nova Esperança, Malvinas e Botafogo, sairão das salas de aulas direto para o mercado formal de trabalho. Eles participarão de cursos gratuitos ministrados pelo Cetep. No Ciep Nova Holanda, por exemplo, cerca de 70 pessoas, entre pais de alunos e moradores da comunidade participarão na próxima terça-feira (12), dos cursos profissionalizantes de caldeiraria e auxiliar de departamento e recursos humanos. Os módulos, que serão ministrados pelos professores do Cetep, vão acontecer de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h30.

Para a professora Cindy Pereira, perceber a maior dedicação dos alunos nos estudos é satisfatório. “Eles estão mais dinâmicos e pró-ativos. Creio que este é um momento marcante para a unidade”, fala, abraçada pela aluna, Ana Gláucia Santos, de 6 anos. Da mesma opinião é o professor de Artes, Romerique dos Santos. “Iniciamos um trabalho, que agora está colhendo bons frutos como reflexões artísticas, pintura e formação de coral e de um grupo instrumental”, diz.

Mais Educação - Outra ação que está sendo promovida na unidade e reforçando o processo de ensino é o projeto “Mais Educação”. Com a atuação de monitores, que conduzem os macrocampos, os estudantes participam de oficinas como orientação em leitura e escrita, esporte e lazer-atletismo, dança, educação em Direitos Humanos e jornal escolar, que é bimestral e ganhou o nome “Expresso do Estudante”.

Segundo a professora Camila Antunes, a integração dos alunos está sendo um sucesso. “O Mais Educação envolve estudantes em atividades lúdicas e diferenciadas nos horários divergentes aos de aula como forma de auxiliar no processo ensino-aprendizagem”, pontua. Os alunos Erlando Ribeiro e Luís Felipe Pinto contaram que adoram a escola. “Fazemos questão de tirar boas notas”, comentam.

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, com a ação nestas áreas, Macaé está vencendo os desafios e desenvolvendo um ótimo trabalho diante das ações de consolidação das Unidades de Polícia Pacificadora na Nova Holanda e Malvinas.


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