Escolas ganham reforço na segurança
Foto: Maurício Porão e João Barreto
Base itinerante vai monitorar arredores das escolas
A rede municipal ganhará mais um reforço na segurança das escolas com o atendimento da base móvel itinerante da Secretaria de Ordem Pública. O anúncio foi feito no seminário "Educação participativa: diálogos e parcerias", que foi encerrado nesta quarta-feira (8), no auditório da Cidade Universitária, com a participação de gestores das escolas de alunos 6º ao 9º ano.
O trailler, que foi doado pelo Governo Federal, vai atuar diariamente em escolas diferentes com monitoramento e gravação de imagens. O trabalho está previsto para começar ainda este mês em sistema de revezamento. A proposta é coibir atos de violência e vandalismo nas adjacências das escolas, que recebem o trabalho de guardas civis municipais da Coordenação de Apoio e Planejamento Escolar (CAPE).
Na tarde desta quarta-feira (8), a base móvel foi apresentada no pátio da Cidade Universitária para diretores e outros gestores participantes. A diretora do Ciep Leonel de Moura Brizola, Eliane Araújo, elogiou a iniciativa. “Este seminário é importante para traçarmos novas ações que poderão ser desenvolvidas para melhorar o ambiente escolar e a qualidade do ensino. Gostei muito do funcionamento da base móvel”, comentou.
Caminhada pela paz mobiliza escolas dia 6 de julho
Outra novidade apresentada no seminário foi o lançamento do programa AÇÃOtransformAÇÃO, que se estende no decorrer de todo mês de junho, com estratégias de combate à violência. O programa será encerrado no dia 6 de julho com caminhada pela paz e abraço coletivo em todas as escolas dos setores administrativos.
SEGUNDO DIA – A abertura do seminário desta quarta-feira contou com dinâmica de sensibilização intitulada Sistema Biocêntrico, com os especialistas Suely Carvalho e Moisés Marinho. De maneira divertida, a atividade enfocou questões em prol do dia a dia dos profissionais, como harmonia, equilíbrio, integração e poder do pensamento.
A ocasião também contou com a mesa redonda "Legislativo, Executivo e Judiciário: dialogando em rede por uma sociedade melhor". Participaram do debate o Secretário de Ordem Pública, André Luiz Ramos Monteiro, o vereador Guto Garcia e o subtenente do 32º Batalhão da Polícia Militar, André Silva.
A secretária de Educação, Marilena Garcia, agradeceu o apoio dos participantes e profissionais da Educação. “A presença de todos engrandece o nosso trabalho. Vamos viver esta etapa atípica de conflitos nas escolas com cuidado e ousadia. Temos que continuar fortalecendo o alicerce e estabelecer metas em prol de novos rumos no ensino. Não podemos esquecer do olhar integrador, humanizador e amadurecedor nas escolas”, ressaltou.
SEGURANÇA - Para o secretário de Ordem Pública, André Luiz Ramos Monteiro, as novas ferramentas que estão sendo implementadas na rede municipal visam minimizar conflitos. “Contamos com cem guardas nas escolas. Todos eles se qualificam para atuar em situações diversas. Todavia, para um melhor trabalho, os diretores não devem tentar resolver os problemas de forma independente, mas procurando o CAPE, polícias civil e militar, além do Conselho Tutelar”, pontuou.
Ele lembrou ainda do trabalho de ronda escolar e do CAPE, que ministra palestras, repassa orientações e atua em suporte às escolas, em caso de necessidade. “Hoje, cerca de 20 escolas com alunos do 6º ao 9º ano são prioridades. Unidades como Maringá e Ancyra Gonçalves Pimentel contam com ronda fixa de 24 horas. Também contamos com parceria da Polícia Militar, que também atua paralelamente com rondas e palestras com estudantes do 5º ano”, frisou.
Na mesa redonda "Gestores-Ação Inovação", diretores de cinco escolas que apresentam experiências positivas em ambientes escolares adversos, destacaram vivências e projetos pedagógicos em prol da comunidade escolar. Entre as escolas municipais participantes estão Engenho da Praia, Botafogo, Raul Veiga, Maria Letícia Santos Carvalho, além do Ciep Maringá, que contou com relatos da aluna atleta Solene Martins, que acumula medalhas no projeto de atletismo da unidade.