Escolas municipais são visitadas por equipe de consultoria
Foto: Flávio Sardou
Infraestrutura e ações pedagógicas são avaliadas
Com o objetivo de levantar questões sobre a educação como a infraestrutura e ações pedagógicas voltadas para a melhoria da qualidade de ensino, o sociólogo e especialista em educação, Carlos Henrique Araújo, visitou na manhã desta terça-feira (13), dependências de três unidades municipais de ensino situadas na área central.
A ida às escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil contou com as presenças da secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a gerente de Projetos da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Vanessa Vilete Pires, além dos subsecretários de Infraestrutura, Sol Gray Tavares e de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro.
Com apoio metodológico da consultoria Macroplan, foram iniciadas entrevistas com os gestores da rede municipal, com a intenção de promover a troca de ideias. A proposta é conhecer os principais problemas e prioridades. Desta forma, o governo espera acelerar ações que produzam melhorias significativas à população, aumentando a eficiência e a produtividade da gestão municipal. Após a visita, os representantes participaram de uma reunião específica na sede da prefeitura.
Uma das unidades visitadas foi a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol). Com 890 alunos de 6º ao 9º ano, a escola está recebendo reforma e contará com seis novas salas, climatização de todos os ambientes, reparo no telhado, banheiros adaptados e pintura para as 16 salas de aula, que reúnem 32 turmas. Já a área externa, próxima à secretaria, está sendo dotada de cobertura de fibra.
De acordo com a diretora da unidade, Sônia Maria Pereira Dias, a expectativa é que após o trabalho integrado junto aos consultores da Macroplan, o processo de ensino melhore. “Temos profissionais empenhados, que atuam para fazer o melhor pelos nossos alunos. Um dos pontos que sempre é trabalhado na nossa escola é a aproximação da família, que facilita muito o aproveitamento dos estudantes”, disse.
Sônia lembrou que com a obra do colégio, a expectativa é que o sentimento de pertencimento dos alunos e 127 funcionários seja resgatado. “Para isso, este ano letivo irá começar com o projeto”, ressaltou. O anexo com seis novas salas de aula funcionará com laboratório de informática, salas de Artes e Matemática, além de ambientes voltados para música, biblioteca e leitura, e Educação Física", ressaltou.
Segundo a secretária de Educação, receber os alunos com “casa nova” e reformada gera estima positiva a toda comunidade escolar. “O Governo Municipal continuará priorizando a adequação dos espaços escolares para que possam se tornar ainda mais ambientes acolhedores”, disse.
Escola Municipal Dolores Garcia é visitada
Também foi visitada pela equipe, a Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa). Com 158 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, a unidade, que é uma das onze que se destacaram entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- (IDEB), alcançou a média de 6.6, prevista para o ano de 2019, fator que também será avaliado pela Macroplan. A escola é uma das poucas situadas na área central que funciona com os segmentos do Ensino Fundamental e Educação Infantil em um mesmo local.
Segundo a diretora, Elaine Tereza Soares, um dos diferenciais enfocados pela equipe pedagógica é o acompanhamento do aluno desde a Educação Infantil e o reforço escolar, que acontece nos horários divergentes aos das aulas. Para a adjunta, Luísa Carla Emerik Sodré, o mapeamento das unidades municipais é fundamental para a melhoria do ensino. “A meta deste primeiro bimestre letivo será um acolhimento especial dos estudantes, pais e responsáveis”, contou.
O Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro (Parque Aeroporto) também contou com a visita. Com 930 alunos do 1º ao 9º ano, este ano, a escola, segundo a diretora, Adelma José dos Santos, irá reforçar as atividades ministradas nos ambientes como biblioteca, sala de leitura e laboratório de Matemática, além do programa Correção de Fluxo, que teve êxito no ano de 2014 ao atender cerca de 50 alunos.
O “Correção de Fluxo” abrange turmas de Ensino Fundamental com o objetivo de minimizar a defasagem referente à idade e ao ano escolar em que o estudante até a faixa de 14 anos deveria estar cursando.