Escolas se preparam para Olimpíada Brasileira de Matemática
Cerca de 11 mil estudantes de Macaé devem participar da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A primeira fase será aplicada na terça-feira (4) nas escolas municipais cadastradas. A previsão é que a prova seja aplicada em 18 escolas. A avaliação será aplicada nos turnos da manhã e tarde pelos próprios professores das turmas. Para isso, a OBMEP se subdividiu no nível 1, composto por alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. Já no Nível 2 estão os alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental
A prova etapa da OBMEP vai abranger uma coletânea com questões, sugestões e problemas, que destacam as edições anteriores das provas, com abordagens de aritmética e geometria. O material encaminhado pela coordenação regional da OBMEP consiste em testes que envolvem lógicas, jogos e combinatórias.
Já o dia 18 de junho é a data-limite para as escolas enviarem os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda fase da avaliação. No entanto, a segunda etapa será aplicada no dia 14 de setembro, com os alunos que conseguirem os melhores resultados. Nesta última etapa, a prova da Olimpíada Brasileira de Matemática será discursiva.
Para um dos coordenadores de Matemática do 6º ao 9º anos, Sérgio Gonçalves, a OBMEP vai movimentar as unidades escolares. “Esta é uma avaliação diagnóstica de importância, que servirá como instrumento para o professor da disciplina trabalhar na sala de aula, com questões apontadas como mais difíceis para os alunos”, disse.
Os alunos ficam animados com a avaliação, que terá como premiação medalhas e menções honrosas para os melhores resultados. Os professores dos estudantes vencedores também ganharão placas de homenagem. Também está prevista a distribuição de softwares relacionados ao ensino da matemática e troféus para as escolas que apresentarem melhores desempenhos.
O histórico de sucesso da rede municipal de ensino com a aplicação da OBMEP é marcado por medalhas e menções honrosas. No ano de 2012, o aluno Maycon Gomes Moreno, da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira foi vitorioso. Ele receberá a medalha na quarta-feira (19), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e descobrir talentos na área.