Escolinha de Trânsito forma multiplicadores nas escolas da Barra e Nova Holanda
Foto: Ana Chaffin
Os estudantes receberam instruções sobre as regras básicas do trânsito e percorreram um circuito de bicicleta
Os alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade das unidades de ensino situadas nos bairros Barra e Nova Holanda já podem se considerar verdadeiros multiplicadores de informações sobre segurança no trânsito. Isso porque a “Escolinha de Trânsito”, da Secretaria de Mobilidade Urbana, atendeu a mais de 1000 alunos da rede municipal de ensino, nas escolas Leonel Brizola e Neusa Brizola, na Barra, e do CIEP Darcy Ribeiro, na Nova Holanda. Eles receberam, da equipe da subsecretaria de Educação no Trânsito, instruções sobre regras básicas de circulação e segurança no trânsito, por meio de demonstrações práticas.
No CIEP Municipalizado Prof. Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, participaram das atividades da “Escolinha de Trânsito” cerca de 240 alunos. Já na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, na Barra, 317 estudantes foram atendidos. No Colégio Municipal Neusa Goulart Brizola, também na Barra, participaram da ação aproximadamente 460 alunos.
Além das instruções, todos os estudantes puderam percorrer, utilizando bicicletas, um circuito montado na quadra das escolas. A estrutura conta com réplicas reduzidas de semáforos, faixas de pedestre, lombadas eletrônicas e placas de sinalização.
- Por meio destas regras básicas de circulação e segurança no trânsito aprendidas pelos alunos na “Escolinha de Trânsito”, estimulamos a aplicar o que aprenderam em seu dia a dia e também a repassar este aprendizado aos seus familiares e amigos – explica o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo Cesar Pereira.
A coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme, explica que é importante a abordagem de forma prática com os alunos. “Com o desenvolvimento do trabalho, podemos observar que o aluno que vê o trânsito na posição de condutor, fica mais questionador e mais empenhado em reeducar os motoristas com os quais convive em seu cotidiano. Essa experiência é de grande valia para o desenvolvimento do estudante, que já passa a ter uma visão de como o trânsito tem que funcionar e qual é a função dele neste contexto”, pontuou.
Em 2013, a “Escolinha de Trânsito” também atendeu outras unidades de ensino, tanto da rede municipal, quanto da rede particular de ensino. Entre elas estão a Creche Pré-Escola Fontes de Carvalho, a Escola Municipal Professora Leticia Peçanha de Aguiar, o Centro Educacional Reino da Alegria, a Maple Bear Canadian School e o Centro Educacional Aprovado.
Os interessados em agendar a visita da “Escolinha de Trânsito” podem entrar em contato
pelo telefone (22) 2765-2963 ou por meio de ofício protocolado na sede da Mobilidade Urbana, situada à Rodovia RJ 168, Km 4 - Virgem Santa.