Estudante da rede municipal de ensino ganha medalha de ouro da OBMEP
Foto: Juranir Badaró
Aluno da rede municipal recebe medalha de ouro Olimpíada Brasileira de Matemática
O aluno Maycon Gomes Moreno, da Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, receberá nesta quarta-feira (19), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a medalha de ouro da Olímpiada Brasileira de Matemática (OBMEP) referente à edição de 2012.
A Olimpíada Brasileira de Matemática tem como finalidade identificar talentos e estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o Brasil. Com apenas 13 anos, Maycon é aluno do 8º ano de escolaridade. Ele afirma que ama estudar Matemática desde pequeno.
Para o estudante, questões de Geometria como Poliedros Regulares e suas Planificações são tarefas fáceis.
- Sou curioso e gosto de estudar de tudo. Desde Redação até Matemática. Também estou amando o conteúdo "Relação de Euller nos poliedros regulares” -, contou.
Macaense, o estudante tímido, que é orgulho dos pais e de quatro irmãs, considera que a Matemática é fundamental para o dia-a-dia.“Precisamos utilizar a Matemática em tudo. A disciplina é fácil de estudar e ajuda em várias situações da nossa vida”, observou.
Mas não são apenas com as medalhas que o aluno Maycon Moreno se entusiasma. “Amo estudar de tudo, mas incentivo meu primo Guilherme a se dedicar à Matemática também. Meu sonho é ser jogador de futebol. Torço para o time do Fluminense e gosto de jogar bola na escola na posição de atacante, às vezes até meio-campo”, falou o aluno, que já se tornou uma das referências da Matemática na escola em que estuda no bairro Costa do Sol.
A oitava edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2012) premiou os alunos de todo o país que tiveram destaque na competição. E a rede municipal de ensino de Macaé comemora o desempenho dos seus alunos. Isso porque após três etapas da disputa, estudantes de escolas municipais garantiram medalhas, além de terem recebido diversas Menções Honrosas.
Entre as unidades que vão receber os certificados estão os alunos dos colégios municipais do Sana, Pedro Adami, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipalizado 455 Maringá, Professora Maria Letícia Santos Carvalho e Dr. Claúdio Moacyr de Azevedo.
No entanto, o histórico de sucesso da rede municipal de ensino com a aplicação da OBMEP é marcado por medalhas e menções honrosas. Também no ano de 2011, a OBMEP contemplou os estudantes das escolas municipais com 13 Certificados de Menção Honrosa, além de uma medalha de bronze, também conquistada pelo aluno Maycon Gomes Moreno.
Já no ano de 2010, o estudante da unidade municipal Maria Isabel Damasceno Simão, Lennox Macfarlane, ganhou medalha de prata. O Colégio Municipal do Sana também recebeu certificado.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida pelos ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e descobrir talentos na área.
Neste ano letivo de 2013, mais de 15 mil estudantes participaram da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A primeira fase foi aplicada no dia 4 deste mês, nas escolas municipais cadastradas. A proposta é envolver alunos das unidades municipais de ensino, que se cadastraram.
A prova etapa da OBMEP consiste em uma coletânea com questões, sugestões e problemas, que destacam as edições anteriores das provas, com abordagens de aritmética e geometria. O material encaminhado pela coordenação regional da OBMEP abrange testes que envolvem lógicas, jogos e combinatórias (possibilidades).