Estudantes ganham bolsa nacional de iniciação científica
Foto: Moisés Bruno
Robótica estimula criatividade em alunos
Quatro estudantes do ensino municipal foram premiados com a bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Eles fazem parte da lista de 70 alunos que foram selecionados na Mostra Nacional de Robótica (MNR), promovida entre outubro e novembro de 2015 junto com a 9ª Olimpíada Brasileira Robótica, em Uberlândia (MG).
Entre os estudantes estão Sérgio Carlos Santos da Silva e Lucas Monteiro Villela, alunos do Colégio Aplicação (CAp), vinculado à Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Claudiane Abreu de Mendonça e Thiago Rangel da Silva da unidade municipal Natálio Salvador Antunes (Córrego do Ouro).
Coordenados pela tutora também premiada, Luemy Ávila, os representantes escolhidos da rede municipal do programa #inovareaprender apresentaram trabalhos com enfoque em “Robótica offshore na escola”.
Os alunos-bolsitas do CNPq vão apresentar os projetos na Mostra Nacional de Robótica, que vai acontecer em novembro, em Pernambuco. Todos os bolsistas terão passagens aéreas e diárias cobertas pela mostra - será elaborado um artigo no formato científico.
A Mostra Nacional de Robótica busca valorizar o conhecimento integrado estimulando os trabalhos ligados à robótica e outras áreas de conhecimento como artes, humanidade, ensino, ciências e inovação, além de segmentos como elétrica, mecânica e computação.
Os participantes premiados terão até esta quarta-feira (13) para registrar o currículo na plataforma Lattes/CNPq. Será determinada a concessão da bolsa do CNPq com vigência de um ano. O valor mensal para o estudante ainda será divulgado pelo CNPq, que tem o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Profissional, mediante participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.
Entusiasmado com a premiação, um dos escolhidos, o aluno Thiago Rangel da Silva, do terceiro ano da Escola Natálio Salvador Antunes, afirmou que o recebimento da bolsa é uma conquista inesquecível. “Uma equipe de 14 alunos foi para Uberlândia com o único propósito, repassar o que sabemos de melhor sobre a robótica. Na ocasião, apresentamos questões sobre responsabilidade social e a realidade do município”, contou o aluno morador de Córrego do Ouro, que sonha em fazer o curso técnico de Mecatrônica e posteriormente vestibular para a área de Engenharia Mecânica.
Robótica desperta talentos da rede municipal de educação
Satisfeito com os resultados, o secretário de Educação, Guto Garcia, ressaltou que a premiação dos alunos do CAp e da Escola Natálio Salvador Antunes é a prova do comprometimento dos alunos e de toda a equipe que atuou na Iniciação à Robótica. “Estamos felizes, pois conseguimos revelar diversos talentos. A ciência produzida pelas unidades de ensino de Macaé foi apresentada e reconhecida em feiras não somente do município, mas de abrangência estadual e nacional. Continuaremos neste ano letivo investindo no campo da ciência nas escolas municipais”, observou.
Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás por meio do “Escola em Ação”, com apoio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sucesso de escolas - Além dos êxitos obtidos no decorrer de 2015, a Escola Municipal Natálio Salvador Antunes está em fase de preparação para se transformar em Colégio Aplicação (CAp-Serra) neste ano letivo. Esta será uma oportunidade para os alunos moradores da região serrana não precisarem se deslocar para o CAp da área central. Em Macaé, o CAp se destaca na área educacional por ter uma metodologia diferenciada com o desenvolvimento de oficinas no contraturno. A proposta do Colégio Aplicação é servir de formação ao Ensino Médio, ingresso ao Superior e também de campo de ensino, pesquisa e extensão.