FNDE abre prazo para escolha de livros da rede municipal
Foto: Juranir Badaró
As obras didáticas são voltadas para as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira
Os professores devem estar atentos. Começa entre os dias 2 e 12 de agosto a escolha dos livros didáticos para alunos e professores do 6º ao 9º anos de escolaridade. A seleção estará disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Guia de Livros Didáticos 2014. As obras didáticas são voltadas para as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira.
Para melhor orientar o responsável pelo livro didático, professor-orientador ou orientador-pedagógico, que atua junto às turmas de 6º ao 9º anos da rede municipal de ensino, será realizada, na próxima terça-feira (9), uma reunião específica às 8h, no auditório 31 da Secretaria de Educação. De acordo com informações da secretaria, a rede municipal de ensino se preocupa com a qualidade dos livros didáticos oferecidos para os alunos.
Preparado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, o guia vai auxiliar os professores dos anos finais do ensino fundamental a escolherem os livros que serão utilizados pelos alunos da rede pública a partir do próximo ano. Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são confeccionados com uma estrutura física resistente para que possam ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno.
De acordo com a coordenação responsável pelo Livro Didático, com o guia, professores, diretores e coordenadores pedagógicos poderão conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao projeto de ensino e à realidade de cada escola. Além de disponibilizar a versão digital em www.fnde.gov.br, o FNDE enviará versões impressas para as unidades de ensino com turmas dos anos finais do ensino fundamental participantes do PNLD.
Escolha - Deverão ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da 1ª opção, o FNDE tenta adquirir as obras da 2ª opção. Para facilitar ainda mais a escolha, o fundo disponibiliza em seu portal uma série de documentos de apoio, como Orientações para a escolha, compromissos da escola e normas de conduta.