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Formação em Alfabetização Matemática é tema de encontro

20/10/2014 15:19:00 - Jornalista: Joice Trindade

Alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até o terceiro ano do Ensino Fundamental, com no máximo oito anos, além de realizar avaliações anuais universais. Este é o objetivo do 7º Encontro de Formação em Alfabetização Matemática, programação promovida na sede da Faculdade de Filosofia de Macaé, no último sábado (18). Cerca de 300 professores alfabetizadores participaram da formação, que faz parte do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

No município, o plano é voltado para 411 turmas de 1º ao 3º anos, envolvendo um total de 9 mil alunos. Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas.

Na pauta do encontro estão conteúdos como localização e movimentação no espaço, dimensão, semelhança e forma, figuras geométricas planas e sólidos geométricos, além de geometria nas obras de arte. Os profissionais vão avaliar o material e realizar a releitura das obras.

Outros objetivos da formação são destacar posições de objetos em diferentes perspectivas, estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e sólidos geométricos, discutir os conceitos de dimensão, semelhança e forma, diferenciar características para classificar figuras geométricas e observar obras artísticas e alguns elementos geométricos como paralelismo, perpendicularidade, perspectivas, profundidade, simetrias, assimetrias e proporções.

Para melhor realização das ações desempenhadas pelos alfabetizadores da rede municipal de ensino, 17 orientadores de estudo, representantes de Macaé, participam de um curso de formação específico em Araruama. A programação periódica será ministrada por técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, este segundo semestre está sendo marcado por atividades específicas com ênfase na Língua Matemática. “O Pacto pretende contribuir na formação de pessoas capazes de se inserir e de participar ativamente do processo ensino-aprendizagem”, disse.