Fórum de Educação em Ciências discute ações para 2020
Foto: Divulgação
Programação foi realizada pela UFRJ em parceria com a Prefeitura de Macaé
O I Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências foi realizado, nesta terça-feira (10), no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), visando a produção coletiva de propostas para ações em pesquisa, ensino e extensão de Educação em Ciências a serem realizadas em 2020.
Participaram da mesa solene o secretário municipal de Educação de Macaé, Guto Garcia; a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; o diretor do Nupem, Rodrigo Nunes da Fonseca; do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes), Alexandre Brasil Fonseca e o professor Américo de Araújo Pastor Júnior.
Também participaram outros professores da universidade e da rede pública de ensino, do município e região, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Pela manhã, oito escolas mostraram ao público as suas experiências exitosas com as atividades práticas desenvolvidas por alunos e professores do ensino básico. Em seguida, foram ministradas palestras com abordagens das contribuições para as estratégias de inovação social e tecnológica no interior do estado e que atores, papéis e relações são importantes para o desenvolvimento dessas estratégias. A programação contou ainda com mesa-redonda e grupos de trabalho.
“Esta parceria da prefeitura com a UFRJ é fundamental para a formação dos professores da rede pública municipal de ensino. Macaé desenvolve um importante trabalho na Educação valorizando seus profissionais e atuando de forma compartilhada com os alunos, pais e a comunidade. Os professores do município recebem salário acima da média, há eleição para diretores das escolas e os eleitos também fazem pós-graduação para completar o processo. Oito escolas contam com laboratórios de Ciências e estamos ampliando com mais 12, passando para o total de 20, incluindo laboratórios itinerantes para que todos os alunos tenham acesso às ciências”, destacou Guto Garcia.
A reitora enfatizou a importância da UFRJ para a sociedade. “É um orgulho para a sociedade brasileira ter este patrimônio que é a UFRJ, uma instituição preocupada com os avanços do país e não há avanços sem Educação. A Educação em Ciências é fundamental para diminuir a desigualdade que há no país, o que só se consegue através da formação e valorização dos profissionais da Educação”, frisou.
O Fórum foi realizado pela UFRJ – campus Macaé, em parceria com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, e os participantes serão certificados. O evento foi organizado junto com a equipe do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG).