Fórum discute protagonismo juvenil
Foto: Ana Chaffin
Cerca de 600 alunos do Colégio Maria Letícia participam
Cerca de 600 alunos participaram, nesta quarta-feira (26), do Fórum de Protagonismo Juvenil, no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho. O objetivo foi discutir temas como autoestima, sexualidade na adolescência, uso da internet abusiva, relacionamentos afetivos, projetos de vida voltados aos alunos do nono ano, como lidar com as emoções e transformações na adolescência. "Por que a escola é chata?" e "Violência ou paz e amor?" foram outros temas abordados.
O evento teve início com a palestra da coordenadora de Segurança Escolar da Educação, Patrícia Moura. Segundo ela, um lar desestruturado não deve ser visto como problema e sim um impulso para mudança. "Não conhecia minha mãe e meu pai até hoje nem sei quem é, mas aprendi com a vida e com o amor que minha avó e minha tia me deram que podemos ser felizes e lutar pelos nossos sonhos. Precisamos dar valor à vida", ressaltou.
De acordo com umas das organizadoras do Fórum, a professora e orientadora Rita Machado, que está na escola há 15 anos, os professores da escola foram mediadores das oficinas durante o dia. "Queremos nossa escola viva e nossos alunos como o centro dela. Trabalhamos a cidadania e a inserção do aluno nesse processo", comentou Rita.
De acordo com o aluno do oitavo ano, Gabriel Ferreira Souza, que participou da oficina de sexualidade na adolescência, o debate foi importante por ser atual. "Nós tivemos voz para debater o tema, ouvimos e fomos ouvidos. Estou muito feliz em ter participado e grato pela oportunidade que a escola nos proporcionou", avaliou.
Já para aluna Jade Dias, do nono ano, a oficina de autoestima foi a que mais atraiu sua atenção. "A beleza não é só exterior e sim interior. Tudo na vida é força do pensamento, então podemos ser felizes com o que temos, sonhando sempre com o melhor para um dia realizarmos", opinou Jade.