logo

FUNEMAC recebe alunos da Bicuda Grande na Cidade Universitária

04/11/2013 15:49:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

“A Cidade Universitária é uma fábrica de sonhos e o futuro está nas mãos de vocês. Aproveitem bem o conhecimento que este momento lhes proporcionará para conhecer de perto o que se faz no dia a dia da universidade e espero que muitos de vocês estejam estudando aqui no próximo ano. A programação que preparamos é intensa, mostra um pouco dos cursos que oferecemos e o que o mercado exige. A percepção que vão levar hoje daqui, antes de entrarem no ensino superior, facilitará a identificarem as carreiras que sonham e devem tirar proveito para a vida toda”. Com estas palavras, o presidente da Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC), Alexandre de Azevedo, deu as boas vindas aos 28 alunos do Ensino Médio do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, do distrito de Bicuda Grande, região serrana de Macaé, que chegaram às 13h para conhecer o polo universitário composto pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass), UFF e UFRJ.

As visitas fazem parte do projeto “Conhecendo a Cidade Universitária”, que informa sobre as possibilidades de acesso do cidadão ao ensino superior em Macaé, apresenta o polo universitário e os cursos oferecidos no espaço, localizado no bairro Granja dos Cavaleiros. Durante a recepção dos alunos, o presidente da Funemac estava acompanhado do vice-presidente da instituição, Carlos José Mattos de Andrade; da diretora da FeMass, Vanessa Arenari; e da vice-diretora da faculdade, Larissa Rodrigues. Na oportunidade, Vanessa Arenari entregou aos estudantes uma pasta com as informações de todos os cursos da FeMass. Em seguida, eles assistiram a palestras e conheceram laboratórios da universidade e o Espaço da Ciência, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem-UFRJ), Polo Barreto.

O grupo recebeu lanche e transporte gratuitos oferecidos em ação integrada da FUNEMAC com a secretaria de Educação. Os alunos chegaram acompanhados da orientadora educacional da rede pública municipal de ensino Sônia Cardoso; do diretor do colégio, Alexandre Marcelo Messias Macedo; e da professora orientadora Grace Lopes de Macedo.

- Priorizamos alunos do 3º ano, mas também trouxemos uns do 2º e do 1º anos que têm as melhores notas e se mostram interessados em cursar uma faculdade. Essa visita é muito importante para o futuro deles, para a carreira que pretendem escolher - destacou Sônia Cardoso. Ela acrescentou que o encontro foi motivado devido à visita que o presidente da FUNEMAC fez ao colégio no fim de setembro último apresentando as possibilidades do ensino superior gratuito em Macaé, que está de portas abertas para os estudantes.

Entre os alunos, alguns fizeram este ano as provas do Enem e sonham, principalmente, com os cursos de Direito, Engenharia, Nutrição e Administração. “Todos os cursos que a Cidade Universitária oferece são gratuitos”, lembrou o presidente da FUNEMAC.

Um pouco de história

A FUNEMAC foi criada em 1992 com o objetivo inicial de gerir o convênio firmado entre a prefeitura e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Como a dinâmica da relação da instituição com o ensino superior foi se transformando, hoje a Fundação é a responsável pela promoção do conhecimento com excelência no ensino superior para a administração pública, empresas e sociedade, além da gestão da Cidade Universitária que foi criada em 2008 pela prefeitura.

Além da FeMass e a UFF, a Cidade Universitária abriga também a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, juntas, oferecem 15 cursos.

A FeMASS oferece os cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. A UFRJ, Química, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Nutrição, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. E a UFF disponibiliza os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Programação da visita dos alunos

13h, recepção pelo presidente da FUNEMAC;

13h10, minipalestra com coordenador do Curso de Direito da UFF;

13h40, minipalestra e visita aos laboratórios com o professor Magini, da UFRJ;

14h10, visita ao laboratório de anatomia com o professor Milton, da UFRJ;

Em seguida, lanche.

15h, visita ao Nupem, Polo Barreto;

15h30, recepção dos alunos por docente de Química, e atividades interativas com jogos didáticos;

Em seguida, o professor Fábio Di Dario, coordenador do Espaço Ciência, do Nupem, ministra minipalestra e leva os alunos para uma visita pelo museu;

16h30, retorno ao campus (Cidade Universitária);

17h, minipalestra com os coordenadores dos cursos da FeMass: Douglas Valiati (Sistemas de Informação); Edson Ricardo Gonçalves (Administração); e Bráulio Ferreira de Carvalho (Engenharia de Produção);

18h, lanche e retorno à serra.