Gincana da Família na Escola Anna Benedicta destaca Macaé 200 anos
Foto: Maurício Porão
Sucesso na rede municipal, 18ª Gincana da Família aproxima comunidade escolar
Com o tema central “Macaé 200 anos”, a 18ª Gincana da Família da Escola Estadual Municipalizada Anna Benedicta da Silva Santos terminou nesta sexta-feira (7) com uma ampla programação no teatro do Colégio Estadual Mathias Neto.
Mais de 400 famílias participaram da gincana, que contou com 428 alunos e 52 profissionais da unidade. A gincana, que já é tradicional na escola, promoveu nesta sexta-feira tarefas específicas e surpresas com os alunos, que foram divididos em 20 turmas (dez no turno da manhã e dez à tarde). As equipes com coletes nas cores branca, azul, verde clara, verde escura, rosa, roxa, amarela e azul uniram alunos, professores, pais e responsáveis.
Entre as atividades tiveram evidência a participação de representantes de secretarias operacionais da prefeitura e cidadãos que se destacam em diversos segmentos do município. Entre eles estava o convidado da equipe azul, o poeta Jorge Barcelos, que recitou um poema sobre a Lagoa de Imboassica.
Antes da realização da gincana, foram abordados junto aos estudantes temas referentes a Macaé como bairros, Rio Macaé, lagoas, praias, Serra, transporte, diversão, artistas macaenses e comércio. Além disso, os professores das turmas trabalharam nas salas de aula a importância da preservação do meio ambiente.
Alunos, professores e pais arrecadaram 1,5 mil garrafas pets e caixas de leite, que serão encaminhados para uma entidade de reciclagem de Macaé. Em contrapartida, com a entrega do material, a entidade irá presentear a escola. Além disso, pais e responsáveis fizeram parte de tarefas como rifas para contemplar a unidade escolar com um equipamento.
As equipes foram julgadas em questões como grito de guerra, mural com fotos, arrecadação de 30 prendas e musicalidade. Munidos com apitos, chocalhos, bolas e tambores, os pais se empolgaram junto aos estudantes. Entre eles estava a dentista da rede municipal, Gabriele Gravina. “Minha filha Nicole fica muito animada com a gincana. Ela treinou em casa e também me explicou a importância da preservação do meio ambiente. A coordenação da gincana está de parabéns. Estou muito orgulhosa”, falou.
A premiação das equipes campeãs dos turnos da manhã e da tarde será um passeio ao Jardim Zoológico. Para o julgamento, a unidade convidou representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio das Ostras, uma professora e contadora de História, uma orientadora-pedagógica e diretora-adjunta de escola.
Para a diretora-geral, Valéria Branco, a gincana foi um sucesso. “No turno da manhã, tivemos como campeã a equipe branca. Mas o melhor da programação é reforçar a aproximação da família, dos estudantes e levar à reflexão sobre o meio ambiente e a preservação. A prova disso é que a escola continuará com arrecadação de garrafas pets e de caixas de leite”, finalizou. O próximo passo da unidade é promover uma programação de dança e o Dia da Família na Escola, que está previsto para acontecer novamente no mês de setembro.