logo

Guardas Seniores iniciam curso de Agentes de Informações Turísticas

14/03/2018 14:59:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: João Barreto

Capacitação desenvolverá habilidades básicas e técnicas para o exercício da função

Cerca de 30 guardas seniores iniciaram o curso de Agentes de Informações Turísticas. A aula inaugural aconteceu essa semana no Solar dos Mellos. Um dos objetivos é capacitar e qualificar os futuros agentes para serem multiplicadores de informações, desenvolvendo habilidades básicas e técnicas para o exercício da função com eficiência e qualidade na prestação dos serviços, visando a boa recepção dos turistas e qualidade na divulgação dos destinos em Macaé.

As aulas são oferecidas pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h, no antigo Cetep. A carga horária é de 108 horas, com eixo em turismo, hospitalidade e lazer.

O cronograma das aulas práticas terá início no prédio da prefeitura, obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e segue pelo o monumento "Braile", que fica em frente à prefeitura "O encontro do rio com o mar"; " História da Rua da Praia" entre outros pontos.

De acordo com o coordenador do curso, Samuel Marques, toda segunda-feira, os alunos terão aulas práticas nos locais turísticos. "Estaremos formando esses 30 guardas seniores que serão qualificados para executar um dos serviços de maior importância neste setor que é o de ser um Agente da Informação do Turismo local. Os visitantes, quando chegam ao município, querem ser bem recebidos e direcionados, para isso, precisam de informações certas sobre locais que podem ser visitado a geográfica da cidade, personalidades, programações culturais, shows, além do roteiro turístico.Tudo isso eles vão aprender a fazer nas aulas práticas" afirmou Marques, agradecendo as parcerias com as secretarias de Turismo, Cultura e de Ordem Pública, assim como com o conselho de turismo, o Convention Bureau e as agências de turismo.

O professor, Bruno Rodrigues de Azevedo, graduado em História e especialista em História Regional e Paleografia, falou da importância do Agente de Informação Turística como condutor e multiplicador dos roteiros e das visitas guiadas para os turistas. "Essa será a segunda turma do curso que nos rendeu bons frutos. Todas as visitas guiadas são feitas com base nos conteúdos aplicados dentro de sala de aula. Será mais um grande desafio formar guardas seniores que já estão inseridos nos setores públicos e que, com toda certeza, serão grandes multiplicadores dos roteiros da nossa querida Macaé", disse Bruno.

A secretária Adjunta de Qualificação, Leandra Lopes, cada curso ofertado na secretaria é pensando e disponibilizado de acordo com a demanda do mercado. "Começamos o ano letivo de 2018 com o pé direito. Estou muito feliz em saber que esses guardas nossos próximos Agentes de Informações Turísticas, afinal, eles já são parte de toda nossa rede e só vão passar a ter mais uma qualificação para contribuir como profissionais no nosso mercado". destaca Leandra.

A aula inaugural contou ainda com a presença do secretário de Turismo, Leonardo Anderson; do coordenador da Guarda Sênior, Antônio Carlos Rodrigues; do secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro; do Presidente do Macaé Convention e Visitours Bureau, Guilherme Braga e do Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Renato Martins.


Fotos Relacionadas