logo

Inscrições abertas para a palestra sobre educação pública

05/04/2018 10:06:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer/Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Programação vai acontecer na terça-feira (10), no auditório da Cidade Universitária

Terminam na segunda-feira (9) as inscrições para palestra com o tema “Educação pública em tempos sombrios – Desafios e oportunidades”. A programação vai acontecer na terça-feira (10), das 18h às 21h, no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Os interessados podem se inscrever via internet, no site do Centro de Formação Carolina Garcia https://formacaomacae.wixsite.com/formacao.

Além de profissionais do município, estão sendo esperados representantes de cidades como Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes.

A palestra será ministrada pelo professor doutor Giovanni Semeraro, que vai abordar temas como filosofia, violência e preconceito. A ideia é mobilizar profissionais da educação e a comunidade para discutir como são tratados, dentro das escolas e sociedade, situações críticas e temas polêmicos como bullying, diversidade cultural e outros que permeiam a sociedade, além de propor ações com vistas às perspectivas para a educação no município e região. A intenção é levar a reflexão sobre novos caminhos.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a expectativa é receber profissionais da educação e pessoas interessadas nas questões educacionais. "O objetivo é levar a reflexão de assuntos importantes do cotidiano. O desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é uma das prioridades da rede municipal", ressalta.

Durante a programação, Giovanni Semeraro vai enfatizar questões sobre filosofia, violência e preconceito. O professor, que é filósofo pela Universidade Estadual de Campinas, apresenta um currículo vasto. Ele é mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma/Itália; mestre em Filosofia da Educação pela FGV/RJ; doutor em Filosofia Política pela Università degli Studi di Padova/Itália; doutor em Educação pela UFRJ e pós-doutor pela Universidade de Urbino/Istituto Italiano per gli Studi Filosofici di Napoli, Itália, com a supervisão do Prof. Domenico Losurdo.

Segundo Flaviá Picon, do Centro de Formação Carolina Garcia, um dos pilares para a formação de qualidade da rede municipal de ensino de Macaé tem sido a parceria com universidades na realização de diversos cursos para capacitação dos educadores como ciclo de atividades, simpósios, seminários e rodas de conversa. A Cidade Universitária funciona na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros.