logo

Inscrições abertas para curso de Formação “Inteligência se aprende”

11/09/2015 17:25:00 - Jornalista: Joice Trindade / Waleska Freire

 Estão abertas até o dia 28 de setembro as inscrições para o curso de Formação Continuada “Inteligência se Aprende”. Os interessados devem efetuar as inscrições pelo e-mail cprofor@yahoo.com.br ou na sala 220, da secretaria de Educação, Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. O curso, direcionado a professores da rede municipal, vai acontecer em duas oportunidades: 30 de setembro, das 9h às 12h ou dia 8 de outubro, das 14h às 17h, no auditório da Educação. 

A formação será ministrada pelo secretário de Educação, Guto Garcia, que é professor e doutor em Matemática Aplicada. Na oportunidade, ele vai abordar assuntos como Ciclo de Aprendizado, Entender x Aprender x Fixar, Tipos de memória, Redes Neurais, Cérebro e seus hemisférios, Múltiplas inteligências, entre outros.

No decorrer do curso, os participantes receberão informações sobre como funciona a memória em curto e longo prazo, a importância da leitura, a diferença entre entender e aprender, e fazer alguns testes quanto ao hemisfério do cérebro (esquerdo ou direito) que o aluno usa mais.

Para Guto Garcia, a formação será essencial para que os professores fiquem atentos quanto ao ciclo de aprendizagem. “O bom sono, atividade física e alimentação são pilares essenciais da educação. Não podemos esquecer que o ideal é que após apresentação do conteúdo na sala de aula, o aluno estude no mesmo dia o que vai permitir o verdadeiro aprendizado. Quanto maior preparação a cada dia, maior aprendizagem. O aluno irá ver bom resultados nos estudos se for bem articulado na fala e escrita”, comenta.

Durante a abordagem ele vai destacar os sete tipos de inteligência e a importância da harmonia dos hemisférios norte e sul do cérebro. “ Os professores devem se voltar para um ensino diversificado com a utilização de novas maneiras de aprendizagem, o que vai permitir um maior interesse dos estudantes. Para isso, o ideal é aplicar exercícios para serem realizados em casa, o que vai propiciar o real aprendizado”, observa Guto.

Cursos - Recentemente, a Secretaria de Educação implementou novas regras para a Formação Continuada dos Professores. Todos os cursos presenciais ou à distância, palestras, seminários, congressos na área de educação serão válidos para Formação Continuada dos professores, desde que a declaração/certificado seja analisado e validado pela direção da unidade escolar.

Os professores poderão fazer outros cursos fora da agenda já oferecida pela Educação, sejam estes presenciais ou cursos à distância (virtual). A realização dos cursos tem o objetivo de possibilitar a troca de experiências em prol da base sólida para educação de qualidade.