Inscrições abertas para cursos para professores do Ensino Fundamental
De que forma o docente deve lidar com os diferentes desafios é um dos temas trabalhados
A superintendência pedagógica – Coordenação de Educação Infantil e Ensino Fundamental –promove formação em serviço para professores da rede municipal de ensino. As inscrições para turmas que não iniciaram continuam abertas. As inscrições das turmas de segunda e terça-feira já fecharam.
De acordo com a superintendente pedagógica, Mariana Duarte, é promovido um encontro por mês durante a semana de formação, até julho. São duas turmas de manhã e duas à tarde, de segunda a sexta-feira. Nesta segunda-feira (4) começou a primeira turma do Ensino Fundamental e a primeira turma da Educação Infantil.
A capacitação é voltada para professores de referência e integradores de primeiro e segundo anos de escolaridade do Ensino Fundamental; professores de referência e integradores do terceiro ano de escolaridade do Ensino Fundamental, e professores de referência e integradores do quarto e quinto anos de escolaridade do Ensino Fundamental.
No curso "E agora, professor, vamos realinhar nossos saberes" os objetivos são ressignificar os processos pedagógicos para a recuperação contínua da aprendizagem dos estudantes; promover reflexões sobre a prática docente diante das metodologias atuais da aprendizagem significativa (interdisciplinaridade e transdisciplinaridade), contribuindo para o seu enriquecimento. Além disso, o curso aborda situações concretas de aprendizagem, através de um fazer pedagógico que desafie a perspectiva docente e propicie novos "fazeres" em função de objetivos e necessidades atuais dos estudantes.
O curso "Sou professor no terceiro ano. E agora?" debate o papel do professor na recuperação contínua do currículo essencial; monitoramento da recuperação contínua para reorientação do processo ensino-aprendizagem; recuperação da aprendizagem com práticas lúdicas e a consolidação do processo de aprendizagem.
O curso "Sou professor alfabetizador. E agora?" tem entre os temas: "De que forma o docente deve lidar com os diferentes desafios, refletindo sobre seu papel no processo de ensino-aprendizagem"; “Relação professor-aluno, aluno-aluno”; “Reflexões sobre as práticas pedagógicas: o olhar para além da sala de aula”; “Como mediar com interdisciplinaridade as habilidades no Currículo Essencial de modo a contemplar as demais áreas de conhecimento”, entre outros.