Inscrições para Colégio Aplicação prosseguem até o dia 19 de setembro
Foto: Ana Chaffin
Inscrições prosseguem até o dia 19 de setembro e podem ser realizadas na Cidade Universitária
As inscrições para admissão de alunos para a primeira e segunda séries do Ensino Médio, para o ano letivo de 2014 do Colégio Aplicação (CAp) da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) podem ser feitas até o dia 19 de setembro. Ao todo são oferecidas 70 vagas: 60 para a primeira série do Ensino Médio e dez para a segunda série. As inscrições podem ser realizadas na Cidade Universitária.
Os interessados responsáveis pelo candidato ou o próprio candidato (sendo maior de 18 anos) podem se inscrever e retirar o cartão de confirmação na Cidade Universitária, no terceiro andar, na sala da Secretaria Acadêmica da Funemac, de segunda à sexta-feira, das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 16 horas. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20, que deve ser depositado no Banco do Brasil, agência Macaé 0051-5, conta corrente 12362-5, tendo como identificador o CPF do responsável ou do próprio candidato.
O comprovante de depósito bancário deverá ser apresentado para efetivar a inscrição. Além dele, é necessário, original e cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade do candidato, duas fotos 3x4 recentes, declaração de que o aluno está cursando a série no ano vigente expedida há, no máximo, 30 dias (datados, carimbados e assinados pela direção da escola, em papel timbrado). Somente depois disso o candidato ou o seu responsável receberá o cartão de inscrição.
A divulgação da listagem com os candidatos aptos a participarem da prova de seleção da admissão do Colégio Aplicação acontecerá no dia 26 de setembro.
Os candidatos à seleção devem ter concluído ou estar cursando a série anterior à vaga pretendida, devendo ser aprovados sem dependência de disciplinas. A prova será aplicada no dia 10 de novembro, de 9 horas às 13 horas, na Cidade Universitária. E o resultado final será divulgado no dia 17 de dezembro.
- O CAp, mesmo sendo um colégio com processo seletivo aberto a todos, reserva 80% das vagas para alunos da rede pública municipal. Isso garante uma oportunidade a muitos, que vai além do conhecimento acadêmico, pois, nossa preocupação envolve educação e a formação de um cidadão pronto para o mundo. Queremos preparar os alunos para dar continuidade aos estudos no Ensino Superior – afirmou a diretora do Colégio de Aplicação, Vanessa Leal.
A diretora detalhou que o colégio desenvolveu em 2012 o Programa de Direitos Humanos, que foi premiado e fica sob a responsabilidade do professor de sociologia Paulo Henrique Dantas. “A TV Escola já nos visitou e elaborou um documentário sobre esse projeto, no qual até o final do ano estará disponível pra todo o país”, ressaltou Vanessa Leal.
O CAp, que é uma unidade de ensino médio integral, atende cerca de 200 alunos. Além da base comum do Ensino Médio, o Colégio de Aplicação ainda oferece duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol), Introdução à Metodologia Científica (IMC), oficinas de xadrez, informática, leitura, produção textual e reforço semanal. O CAp dispõe ainda de oficinas de artes cênicas e de música. Os alunos recebem livros didáticos, carteira de transporte e merenda escolar.
Clique aqui para acessar o edital completo que está disponível no site da Prefeitura e nos murais dos seguintes locais: Secretaria Municipal de Educação, localizada à Rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro; no Colégio de Aplicação, que fica na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591 (3º andar), no Novo Botafogo; na FeMASS e na Secretaria Acadêmica da Funemac, na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, na Granja dos Cavaleiros.
*Com supervisão Equipe Secom