Inscrições para curso de Contadores de Histórias terminam nesta quarta-feira
Foto: Juranir Badaró
Fábulas, crônicas e histórias de personagens fazem parte do projeto
Terminam nesta quarta-feira (18) as inscrições para o curso de Contadores de Histórias. Ao todo são oferecidas 50 vagas (turnos da manhã e tarde), direcionadas aos professores que atuam na rede municipal de ensino. Os interessados podem se inscrever na sala 220 da secretaria de Educação, situada na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. As inscrições também podem ser feitas pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br.
Durante o curso, os professores vão aprender como trabalhar nas escolas com contação de contos, fábulas, crônicas e histórias de personagens como heróis, princesas e animais. A programação também está prevista para começar ainda nesta quarta-feira (18) nos turnos da manhã e da tarde.
O módulo será ministrado pela Coordenação de Leitura da Subsecretaria de Ensino Fundamental e vai enfocar temas como a arte de contar histórias, narrativa, voz, corpo, memória e expressão corporal.
O curso de formação segue até o mês de novembro - os participantes receberão certificados de conclusão. Na formatura, eles terão a oportunidade de apresentar histórias para a equipe pedagógica e público convidado. Para isso, será enfocada a utilização de recursos pedagógicos, que visam contribuir com a qualidade do processo ensino-aprendizagem.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta é mais uma formação que tem como finalidade elevar a qualidade da educação. “A contação de histórias desperta o interesse pela leitura e aguça o imaginário dos estudantes. A expectativa é que um número expressivo de professores também se tornem contadores de histórias”, disse.
Encontro - Os professores que participaram do curso de Contadores de Histórias no primeiro semestre letivo participarão no dia 24 de outubro do VI Encontro de Contadores de Histórias de Macaé. A programação será realizada na sede do Centro Cultural Rinha das Artes, situado na Rua Júlio Olivier, 633, Centro. A entrada é gratuita.
A programação, que terá como tema “Onde um rio de gente se encontra com um mar de histórias", vai abranger apresentação de lendas macaenses por estudantes das unidades municipais, além de contação de histórias, sarau de poesias e palestras .O encontro vai promover a integração dos contadores de histórias da região. Já estão confirmadas as presenças do grupos “Historiarte”, que conta com dez integrantes da rede municipal de ensino e “Patranha”, com contadores de histórias de Casimiro de Abreu.