logo

Inscrições para Jogos Estudantis de Xadrez terminam nesta terça

25/04/2016 17:09:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira na sede da Fundação Educacional de Macaé

Alunos e professores da rede municipal já estão treinando para os Jogos Estudantis das Escolas Municipais de Xadrez (Jeem-Xadrez). As inscrições para a programação encerram nesta terça-feira, dia 26 pelo endereço eletrônico semedesportes@gmail.com. O evento esportivo vai acontecer nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) na sede da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), a partir das 8h. O xadrez conta com dois jogadores e é disputado com a utilização de intenso raciocínio lógico e estratégico.

Aluno da Escola Municipal Jofre Frossard, situada no Centro, Pedro Henrique Peixoto Nunes é um dos que estão se dedicando pra valer para a competição. Com apenas 7 anos, ele faz questão de treinar não apenas na escola, mas em casa junto com os pais, Marcelo Caetano e Juliana Nunes que aprenderam o xadrez depois de serem incentivados pelo estudante. ''Amo xadrez", contou o garoto, que está entusiasmado por ser um dos únicos representantes de sua escola.

Orgulhosa e ansiosa, a mãe Juliana Nunes afirmou que o xadrez contribui com a aprendizagem do estudante. "Vendo a alegria do nosso filho diante do xadrez, ficamos motivados e participamos de um curso específico promovido no ano passado pela Secretaria de Educação. Estamos muito animados com o Jeem", afirmou Juliana.

O cronograma do Jeem-Xadrez vai acontecer em dois dias. Na quinta-feira, a programação será realizada a partir das 8h para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Já no turno da tarde, será a vez das turmas de 1º ao 5º ano. Na sexta-feira, último dia, o evento contará com estudantes do Colégio Aplicação (CAp) e de escolas convidadas, das 13h às 17h.

Capacitação - Para reforçar a capacitação dos professores das turmas envolvidas, a rede municipal vai promover um workshop específico de xadrez. Na oficina que será mediada pelo professor Jorge Archilles serão destacadas atividades que poderão ser desenvolvidas junto aos alunos para o desenvolvimento das competências e habilidades, com apresentação práticas e teóricas sobre o estudo do xadrez.

Organizado pela Coordenação de Esportes da Secretaria de Educação, o Jeem-Xadrez está sendo aguardado por alunos de escolas de inúmeras unidades municipais como Amil Tanos, Jofre Frossard e Botafogo.