Inscrições para Mostra Nacional de Conselho Escolar vão até agosto
Para identificar e disseminar experiências dos conselhos escolares, que contribuem para a gestão democrática e melhoria da qualidade da educação, conselheiros escolares do município podem se inscrever até o dia 15 de agosto para a Mostra Nacional de “Conselho Escolar: Queremos um Bom Conselho”.
A programação é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC). Os interessados devem se inscrever por meio do site www.bonsconselhos.org.br.O objetivo da programação é incentivar o desenvolvimento de experiências de conselhos escolares que contribuem no alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação. A intenção é que as experiências selecionadas sejam divulgadas e incluídas na plataforma do MEC e na Comunidade Virtual do Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
Macaé conta com 96 conselhos escolares, envolvendo 1.632 conselheiros que trabalham em prol da relação família-escola-comunidade. O conselho escolar é reconhecido por ser um órgão colegiado, que contribui na organização de planos e projetos escolares, além de contribuir para a organização, aplicação de recursos e aprovação do projeto pedagógico da unidade municipal de ensino.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, os conselhos são colegiados com a atribuição de deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola. “Ficamos satisfeitos, pois os conselhos escolares de Macaé servem de modelo a outras cidades. O município segue a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394-96) que, em seu artigo 14, dispõe sobre a importância da participação da comunidade escolar local nos conselhos escolares ou equivalentes”, lembra.
Formação - Para melhor capacitar os conselheiros a rede municipal oferece, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, o curso de formação de conselheiros. A programação presencial (ministrada pela tutora Silma Matos) e à distância vai acontecer nos dias 24 de abril e 15 de maio, no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), das 8h às 12h.
O curso de formação envolve um colegiado com representantes de alunos, professores, funcionários, dirigentes das unidades de ensino, além dos pais e responsáveis para acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.
A capacitação, que segue até o mês de agosto, tem como abordagens; "Legislação dos conselhos escolares”, “Atribuição e função dos conselhos escolares”, além de “História dos Conselhos Escolares no país e a função pedagógica.
Segundo a coordenadora dos conselhos escolares, Márcia Alves, o curso de Formação é fomentar esses setores nas escolas da rede municipal de ensino e apresentar as atribuições e a importância dos conselhos escolares. “Estamos entusiasmados com o empenho e dedicação dos conselheiros participantes. Eles estão imbuídos em contribuir na transformação das escolas”, finaliza.