Inscrições para Pré-Vestibular Social encerram no fim de janeiro
O interessado em estudar e ser aprovado na tão sonhada universidade tem até o dia 29 de janeiro para se inscrever no Pré-Vestibular Social da Secretaria de Educação. O cadastro para o ano letivo de 2015 está acontecendo todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, na sede do curso que funciona na Rua Teixeira de Gouveia 634, Centro. Para cursar o Pré-Vestibular Social, basta ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o terceiro ano do mesmo.
O Pré-Vestibular Social, que começa no dia 4 de fevereiro, é reconhecido no município por promover a inclusão de estudantes que não têm condições de pagar cursos particulares e também proporcionar a oportunidade para quem está longe dos estudos a também se dedicar às provas de vestibular.
São oferecidas 320 vagas, além de cadastro reserva para turnos da manhã (7h20 às 12h), tarde (13h às 18h) e noite (18h20 às 22h10). Para se cadastrar, os interessados devem apresentar duas fotos 3X4, xérox do CPF, carteira de identidade, declaração de conclusão do Ensino Médio ou do histórico escolar. Já os que desejam estudar no turno da noite, devem levar também xérox da declaração de que está trabalhando.
Conforme levantamento da coordenação, a maior parte dos estudantes do Pré-Vestibular Social curso é aprovada em universidades como a Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Federal Fluminense (UFRJ), além da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, em Macaé, o Pré-Vestibular Social se tornou referência para alunos de todo município, principalmente, os que são de escolas públicas.
Antes de ingressar no Pré-Vestibular Social, os alunos participam de palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional. Além disso, os que não justificarem cinco faltas nas aulas não poderão frequentar o projeto. De acordo com registros, muitos alunos que passaram pelo projeto ocupam posições de destaque nas listas de aprovação.
Segundo o coordenador, Reginaldo Moraes, muitos estudantes aprovados para faculdades privadas foram contemplados com a bolsa ProUni: “O Pré-Vestibular Social é uma das provas que a rede municipal tem como finalidade reforçar a qualidade do ensino”, destaca.
No decorrer do próximo ano letivo, os alunos que ingressarem no Pré-Vestibular Social participarão de três simulados; o primeiro nos meses de abril e maio, conforme o padrão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); o segundo nos moldes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem); e o terceiro simulado será em agosto no padrão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).