Instituição Argentina abre portas para intercâmbio de alunos do Centro Municipal de Idiomas
Quem não gostaria de unir o aprendizado de espanhol com gastronomia, tango e turismo? A proposta será apresentada aos alunos do curso de Espanhol do Centro Municipal de Idiomas (CMI), nestas quarta (14) e quinta-feira (15), durante palestra ministrada pela argentina Mariela Tart, diretora do Instituto Mundo Español. Ela apresentou ao presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Gleison Guimarães, nesta terça-feira (13), o projeto de intercâmbio Argentina e Brasil para a troca de experiência das línguas espanhol e português em escolas argentinas.
Mariela explicou que na palestra para os 45 alunos de Espanhol do CMI, em que a maioria dos estudantes é adulto, vai mostrar a importância do intercâmbio e como funciona. Segundo ela, antes da viagem, os candidatos participam de rede social fechada com tutores para a prática de noções da língua e de valores locais. Na Argentina, são quatro horas diárias de atividades acadêmicas, das 9h30 às 13h30, sendo duas em salas de aula e duas em passeio acadêmico-cultural, com visitas a museus, aulas de tango, culinária e outros atrativos com foco em conversação. O objetivo é melhorar o idioma dos participantes.
A primeira viagem de 2016 está agendada para de 11 a 18 de janeiro. O Instituto Mundo Español também oferece curso de atualização gratuito para professores que levam grupos de, no mínimo, 10 alunos. As palestras no CMI serão duas nesta quarta (14), às 17h e às 19h, e uma nesta quinta-feira (15), às 11h.
Criado em 1995, o instituto tem como objetivo levar brasileiros para a troca de experiência com argentinos e não atende somente a estudantes. Mas, no caso destes, podem aprimorar o conhecimento no idioma do país vizinho também voltado para a sua área de estudo em cursos de graduação e até conseguir estágio sem remuneração para aperfeiçoar a língua estrangeira.
O Centro Municipal de Idiomas é da prefeitura, mantido pela Funemac, e funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferecendo, gratuitamente, cursos de Inglês e Espanhol. Destina 75% das vagas aos alunos de 12 a 18 anos da rede pública de ensino e tem 25% de adultos entre os ingressantes. É vinculado ao Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs) da Superintendência Acadêmica da fundação.
Está localizado no prédio da Funemac, na Cidade Universitária à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.