Jogos Estudantis: eliminatórias das escolas do Centro começam dia 13
Foto: Moisés Bruno
O JEEM começou a ser disputado no último dia 1º de julho, na região serrana
As eliminatórias dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM) 2025 entre as escolas do Centro de Macaé começam na próxima quarta-feira (13) e vão até o próximo dia 22. Haverá jogos de vôlei, futsal, basquete e handebol (feminino e masculino). As disputas serão divididas por faixas etárias e acontecem em colégios da rede municipal de ensino.
Na região serrana ainda serão disputadas eliminatórias que foram transferidas de basquete feminino e masculino Sub-15, dia 26 deste mês, no Ginásio do Frade; e handebol feminino e masculino, também Sub-15, no próximo dia 30, na Escola Municipal Carolina Curvello Benjamin, no Trapiche.
As finais na Serra e no Centro acontecem entre os dias nove de setembro e 15 de outubro. Nesta fase também serão incluídas as modalidades de xadrez, queimado, jiu-jitsu e atletismo. As disputas decisivas de queimado, futsal e jiu-jitsu serão disputadas no recém reformado Ginásio Poliesportivo.
A abertura da 31ª edição do JEEM foi no último dia 1º de julho, na quadra do Ginásio Esportivo Paulo Figueiró – Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, em Córrego do Ouro. Oito modalidades esportivas integram cerca de 4 mil alunos. Os alunos participantes são do Ensino Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na faixa etária de 7 a 17 anos.
O JEEM conta este ano com a implementação do quadro de pontuação geral, visando classificar as escolas pelos seus desempenhos na competição; premiação das três primeiras escolas colocadas; criação do troféu de Campeão Geral dos Jogos (troféu itinerante) e premiação da seleção de atletas por modalidade e categoria. Na lista também está premiação do melhor atleta por modalidade.
Os Jogos têm como propostas mobilizar alunos em prol da qualidade de vida e de benefícios para o corpo e intelecto, além de destacar valores como disciplina, respeito, cordialidade e concentração, questões que podem e devem ser vivenciadas na prática, no dia a dia das unidades municipais de ensino.
"O nosso objetivo é a integração dos alunos, professores, pais e comunidade e ao longo dos próximos meses, nossos alunos estarão vivenciando esta que é a competição mais aguardada pela comunidade escolar", disse o coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Fernando Gama.