Lei Maria da Penha: alunos do CAp-Funemac conscientizam sociedade através da arte
Utilizar a arte como forma de conscientização da sociedade. Foi assim que alunos da Oficina de Teatro do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) abriram, na tarde de quinta-feira (7), o evento em comemoração ao 8º aniversário da Lei Maria da Penha, realizado no Paço Municipal da Prefeitura de Macaé. O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com o objetivo de recordar a trajetória de luta de Maria da Penha Maia Fernandes, cidadã brasileira que, após receber um tiro do marido, ficou paraplégica.
Ao todo, 26 alunos apresentaram a peça “Mulher, Verbo Imperativo”, dirigida pelo professor de teatro do CAp-Funemac, André Pimentel. Vestidos como se fossem casar, os estudantes mostraram em pouco tempo de apresentação dramas e conflitos da violência doméstica, traçando uma linha tênue entre o carinho do início das relações afetivas, até as atitudes agressivas que, em muitos casos, terminam tragicamente.
Aluna do 2º ano Letícia Andrade expressou seu sentimento ao encenar no aniversário da Lei Maria da Penha. “Me sinto um pouco triste porque, mesmo após oito anos de criação da lei, os casos de violência contra a mulher continuam ocorrendo”, pontuou.
Companheira de turma e de palco de Letícia, a estudante Nathalie Silva foi além. “Acredito que o homem por si só deveria ter consciência de que a mulher deve ser respeitada. Se isso acontecesse essa lei não precisaria existir, mas como foi criada espero que ela se cumpra e que a justiça em todos os casos seja feita”, ressaltou.
Bem perto de Macaé, em Rio das Ostras, os indicadores de estupro referentes ao mês de março deste ano tiveram alta de 140,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em março de 2103 quatro mulheres foram abusadas sexualmente na cidade, no mesmo período de 2014 o número subiu para 14. Já Macaé obteve queda de 55% no número de estupros comparado a março de 2013.
O CAp-Funemac está situado à Alameda Raimundo Corrêa, 151, bairro Novo Cavaleiros. Já a Cidade Universitária fica na Avenida Aloísio da Silva Gomes, número 50, na Granja dos Cavaleiros.