logo

Macaé adere ao Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos

06/07/2017 12:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Educação de Jovens e Adultos dá oportunidade para conclusão de dois anos de escolaridade em 11 meses

Mesmo estando com cadastro aberto para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Macaé aderiu ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Com isso, jovens a partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do Ensino Fundamental e quem tem acima de 18 anos, a certificação do Ensino Médio. A avaliação será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

As inscrições serão abertas entre os dias 7 a 18 de agosto, apenas pelo site do INEP - http://portal.inep.gov.br. Podem se inscrever candidatos com 15 e 18 anos completos até a data da prova, que vai acontecer no dia 8 de outubro. A avaliação contará com redação e 120 questões, sendo 30 em cada uma das quatro áreas de conhecimento.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal oferece vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas o ENCCEJA é mais uma oportunidade para os que desejam acelerar o processo escolar. "O exame tem como objetivo avaliar as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou no processo formal", detalhou. A avaliação também levará em consideração o desenvolvimento do candidato na vida familiar, no trabalho ou nos movimentos sociais, organizações ou manifestações culturais.

Disciplinas

Para o Ensino Fundamental, a prova vai abranger as disciplinas Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia e Ciências Naturais. Na avaliação de Ensino Médio haverá questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

De acordo com a responsável pela Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, Margarida Silveira, para realizar a avaliação, o Ministério da Educação (Mec) disponibilizou material de estudo com volumes para professores e estudantes interessados na prova de Ensino Fundamental. Também será oferecida a coleção de cadernos da EJA.

Aprovação

Para ser aprovado, o candidato deve atingir 50% de acertos em cada área/disciplina, incluindo a redação. O Inep vai aplicar e corrigir as provas do exame e os diplomas serão distribuídos pelas secretarias estaduais de educação.

Todos aqueles que tenham realizado o ENCCEJA Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação em determinada área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente para eliminação do componente curricular desejado.

Educação de Jovens e Adultos na rede municipal

Quem quiser recuperar o tempo perdido nos estudos e concluir dois anos de escolaridade em um período de 11 meses, também pode se cadastrar na EJA da rede municipal. Em Macaé, 19 escolas atendem cerca de três mil estudantes.

Para se inscrever, basta comparecer no setor de Pré-Matrícula da Secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

Os interessados devem estar atentos. São oferecidas vagas para o Ensino Médio (fases) apenas para o Colégio Municipal Pedro Adami, na região serrana. Além disso, o cadastro também pode ser feito para o primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental (ciclos). A demanda das vagas dos turnos do dia e da noite depende da capacidade de atendimento da escola. Em Macaé, treze escolas da rede municipal funcionam com EJA diurno. A proposta é atender alunos na faixa de 15 aos 17 anos.


Fotos Relacionadas