Macaé é destaque na União dos Dirigentes de Educação do Estado.
Foto: Moisés Bruno
Ensino municipal atende 36.895 estudantes em 103 unidades municipais
Macaé ocupa uma posição de destaque no contexto educacional do país. O ensino municipal, que atende 36.895 estudantes em 103 unidades municipais, incluindo o Colégio Aplicação (CAP) e a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, foi motivo de elogios no 62º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação, na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro.
O evento foi realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Undime) entre os últimos dias 10 e 12. Foram ministrados debates sobre a melhoria da qualidade do ensino e estratégias pedagógicas que visam desenvolver o processo ensino-aprendizagem.
Além disso, a rede municipal está organizando o Fórum Municipal de Educação, previsto para acontecer no dia 22 de maio, na sede da Cidade Universitária. A finalidade da programação é planejar a Conferência Municipal de Educação 2013, com vistas à Conferência Nacional de Educação (Conae). A intenção do fórum é mobilizar e articular os segmentos ligados à Educação e 53 representantes de órgãos, entidades e grupos relacionados à área da educação.
Diante da participação dos representantes do ensino municipal, na programação da Undime, a nova gestão da secretaria de Educação fez parte de palestras com educadores e especialistas em Educação e Políticas Públicas. Durante o encontro foram abordados temas sobre “Alfabetização”, “Letramento” e “Aprendizagem e avaliação”. A ocasião também será marcada por abordagens referentes aos programas do Ministério da Educação como Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), PROINFÂNCIA, Educação Integral, Plano de Ações Articuladas (PAR), Erradicação do Sub-Registro de Nascimento.
Também foi ministrada a palestra “Alfabetização e letramento na idade certa e as políticas municipais de educação”, enfocada pela professora titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, Magda Becker Soares.
O encontro também contou com palestra sobre “Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais”, proferida pela professora Maria Helena Castro, mestre em Ciências Sociais e especialista em Educação. Outros temas apresentados para os representantes das secretarias municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro foram "Fundeb", "Plano de Carreira" e "O impacto do novo Piso salarial na Educação Municipal". A programação contou com a abordagem "A parceria Universidade e Secretarias Municipais no fortalecimento da gestão democrática: proposta de implementação do Plano de Ações Articuladas e Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares”.
No último dia do evento, sexta-feira (dia 12), o 62º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação foi marcado pela eleição da diretoria e do Conselho Fiscal - Gestão 2013-2015, com propostas de programa de trabalho. A ocasião também foi marcada pela eleição da secretária de Educação de Macaé, Lúcia Thomaz, como conselheira regional da Undime-RJ, no período de 2013 a 2015. O próximo passo do ensino municipal de Macaé é levar os representantes da Secretaria de Educação para o Fórum Nacional de Educação, que está previsto para os dias 14 a 17 de maio, na Bahia.