Macaé é destaque no 63º Fórum de Dirigentes Municipais no Rio de Janeiro
Macaé ocupa posição de destaque no contexto educacional brasileiro. O ensino municipal, que atende aproximadamente 37 mil alunos em 105 unidades, foi motivo de elogios no 63º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RJ), onde o município compartilha vivências e intervenções pedagógicas. Paralelo à programação, é ministrado o Seminário de Formação de Gestores Municipais da Educação. Os eventos, que acontece, na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de especialistas consagrados da educação no país, terminam nesta sexta-feira (8).
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta é uma oportunidade para os gestores destacarem suas ações em prol da melhoria do ensino, a exemplo de trabalhos referentes à Educação Inclusiva e Educação Integral. “O governo municipal considera que este é o momento para refletirmos e debatermos temas relevantes para a qualidade de ensino”, diz a secretária, que também é conselheira regional da Undime-RJ.
Durante a programação, iniciada na quarta-feira (6), são abordados, através de mesa-redonda, temas como “Desafios da Educação Integral no contexto Escolar e Familiar, ministrada pela titular da Diretoria de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, Jaqueline Moll .
Durante o fórum, também em pauta os temas “Desafios dos gestores”; “Alinhamento dos Planos Municipais e Estaduais de Educação ao Plano Nacional de Educação”; “Organização da gestão municipal da Educação”; “Instrumentos de planejamento da gestão pública”, “Transporte escolar”; “Prestação de contas”; “Gestão pedagógica em rede”; “Financiamento da Educação”; “Desafios da Educação Inclusiva para o gestor municipal”; além do assunto “Ideb e valorização dos profissionais da Educação”.
São representantes de Macaé no fórum a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, a subsecretária de Infraestrutura e Transportes, Luciane Carneiro e subsecretaria Administrativa, Ana Lúcia Fidalgo.