logo

Macaé participa do 14º Fórum Nacional da Undime

15/05/2013 10:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Macaé ocupa uma posição de destaque no contexto educacional do país

 Macaé participa do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A programação segue até sexta-feira (17) no Complexo Costa de Sauípe, em Mata de São João (BA), a cerca de 60 quilômetros de Salvador.

 Com o tema “Novos tempos, novas jornadas – O Dirigente Municipal de Educação como sujeito da gestão”, o fórum é um espaço de debate sobre os principais e mais atuais assuntos relacionados à educação pública.

Cerca de mil gestores municipais e educadores de todo país participam do evento. A novidade é que este ano, o 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação são em sua maior parte novos representantes, que assumiram recentemente as secretarias de Educação.

A finalidade da programação é permitir com que esses novos dirigentes se integrem e conheçam melhor o cenário da educação pública no país.

Macaé ocupa uma posição de destaque no contexto educacional do país. O ensino municipal, que atende 36.895 estudantes em 105 unidades, incluindo o Colégio Aplicação (CAP) e a Escola de Artes Maria José Guedes, foi motivo de elogios no 62º Fórum de Dirigentes de Educação, na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro, no mês de abril.

A ocasião também foi marcada pela eleição da secretária de Educação de Macaé, Lúcia Thomaz, como conselheira regional da Undime-RJ, no período de 2013 a 2015. Ela considera que a participação de Macaé neste Fórum Nacional da Undime na Bahia é bastante importante. “O Governo Municipal considera que esta é a oportunidade de refletirmos e debatermos temas relevantes em prol da qualidade de ensino”, pontua.

Para a organização da Undime, o momento também será de renovação. Será realizada a eleição dos novos membros que irão compor a diretoria executiva e o conselho fiscal para o biênio 2013-2015.

Durante os quatro dias de evento serão discutidos, sob a perspectiva do dirigente, assuntos como: avaliação da educação básica e os indicadores educacionais na perspectiva do Inep; garantia do acesso da permanência, da aprendizagem e da conclusão da Educação Básica na idade certa.

Na lista de debates também estão: articulação com o terceiro setor; gestão da rede ou do sistema municipal de ensino; processo de construção da Conae 2014 e do Plano Nacional de Educação (PNE); políticas e programas do FNDE, da Secretaria de Educação Básica e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; valorização dos profissionais de educação com formação e carreira; políticas educacionais para inclusão na perspectiva da Secadi.

Outros temas serão enfocados como Políticas de articulação para a construção do sistema nacional de educação na perspectiva da Sase; gestão do direito à educação e ao conhecimento; e financiamento da educação.

Além disso, os participantes do Fórum terão a oportunidade de ter contato e acesso às políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal, com as “salas de atendimento institucional”. Nestes espaços, o representante poderá verificar a situação de seu município ou saber como ingressar nos programas e projetos da área educacional.

Eles também vão participar de salas específicas sobre temas centrais como Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretarias do Ministério da Educação (SEB, Secadi, Sase).

O encerramento da programação será marcado pela apresentação da diretoria executiva e do conselho fiscal - biênio 2013/2015.

Macaé se prepara para conferências

Segundo a Secretária de Educação, Lúcia Thomaz, Macaé está organizando o Fórum Municipal de Educação, que acontece na quarta-feira, na Cidade Universitária. A finalidade da programação é planejar a Conferência Municipal de Educação 2013, com vistas à Conferência Nacional de Educação (Conae).

A intenção do fórum é mobilizar e articular os segmentos ligados à educação e 53 representantes de órgãos, entidades e grupos relacionados à área da educação.

O objetivo do fórum é planejar a Conferência Municipal de Educação, que será realizada nos dias 8 e 9 de junho, em local que está sendo definido. O evento vai envolver profissionais da educação e membros da sociedade civil e organizada, terá como tema “O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do sistema nacional de educação: participação popular, cooperativa federativa e o regime de colaboração”.