logo

Macaé sedia encontro entre municípios para acompanhamento do Plano Municipal de Educação

10/11/2014 16:01:00 - Jornalista: Ana Menezes (estagiária*)

Foto: Juranir Badaró

Representantes de quatro municípios participaram do encontro

A Secretaria de Educação, por meio do Fórum Municipal de Educação (FME), recebeu, nesta segunda-feira (10), o encontro entre municípios da região, visando o acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME). O PME segue determinação do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal 13.005-2014. A reunião aconteceu na sede da secretaria, localizada na Rua Antero Perlingeiro, 49, Centro, e contou com a presença de representantes educacionais das cidades de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e São João da Barra.

Para auxiliar a melhor adequação dos trabalhos, o Ministério da Educação (MEC) criou assessorias para acompanhar o processo de revisão dos planos em todos os municípios do estado. Em Macaé, a revisão do plano está sendo acompanhada pela orientadora educacional do SASE-MEC, Denise Corecha, que traz as diretrizes do MEC para os municípios redigirem e/ou adequarem seu PME.

Denise Corecha é responsável por assessorar 23 municípios, e palestrou sobre o 'Diagnóstico do Plano Municipal de Educação', que será colocado em prática a partir deste mês. "Levantar dados educacionais e socioeconômicos é o nosso próximo passo. Precisamos entender a realidade de cada município. Dados como número de escolas, localização, necessidades de cursos, mercado de trabalho, e renda per capita dos estudantes, são estatísticas importantes para atendermos as demandas existentes, e adequar ao PME", explicou.

O curso de formação do PME acontece uma vez por mês em cada município da região e abrange toda rede educacional (federal, estadual, municipal e privado), da creche ao ensino técnico e superior. Para ter acesso ao Plano Municipal de Educação de Macaé, basta clicar no link: http://www.macae.rj.gov.br/midia/conteudo/arquivos/1270662898.pdf.

A equipe da Secretaria de Educação informa que o FME tem como metas acompanhar e avaliar os impactos da implementação do Plano Nacional de Educação; avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação com devido acompanhamento, além de elaborar e aprovar seu regimento interno.

Na lista de objetivos também estão: oferecer suporte técnico aos estados, municípios e Distrito Federal para a organização de seus fóruns e de suas conferências; zelar para que os fóruns e as conferências de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios estejam articuladas à Conferência Nacional de Educação, além de planejar e coordenar a realização de conferências nacionais de educação, bem como divulgar as deliberações. Em Macaé, o fórum foi instituído no ano de 2009.

*Com supervisão da Secom


Fotos Relacionadas