logo

Matemática: Provinha Brasil é aplicada em 41 escolas municipais

16/05/2013 18:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Objetivo da Provinha Brasil é verificar a aprendizagem de alunos

Os alunos da Escola Municipal Professora Letícia Peçanha Aguiar Yan Carlos Soares de Oliveira, de oito anos e Maria Isabela Monteiro, também da mesma idade, fazem parte de um grupo de 128 estudantes de cinco turmas, que participaram nesta quinta-feira (16) da ProvinhaBrasil, na etapa da disciplina de Matemática. O objetivo da Provinha Brasil é verificar a aprendizagem de alunos sobre habilidades, raciocínio lógico e leitura e escrita.


Foram 20 questões de múltipla escolha que abrangeram conteúdos como formas geométricas, sistema monetário, análise de gráficos, tabelas e operações matemáticas. O aluno Yan Carlos Soares considerou a prova foi fácil. “Sou fera em Matemática e gostei da questão das continhas”, disse o menino. 

Yan estava acompanhado da colega de turma Isabela Monteiro. “Não achei difícil. Tomara que eu acerte tudo”, contou, esperançosa.

Cerca de 2,8 mil estudantes matriculados no segundo ano de escolaridade do ensino municipal também realizaram a avaliação na última terça-feira (14). Em Macaé, a prova foi aplicada em 130 turmas de 41 unidades municipais. O objetivo da Provinha Brasil é verificar a aprendizagem de alunos em leitura e escrita.

A Provinha Brasil aconteceu em unidades como Joffre Frossard, Lions, Interagir e a Escola Municipal Professora Letícia Peçanha Aguiar, que é situada no Centro.

Professora da rede municipal há sete anos, Marcelle Vieira considera que a Provinha Brasil é a oportunidade para que os profissionais de ensino tenham embasamento sobre o avanço e as dificuldades dos alunos. “Esta é mais uma chance para executarmos estratégias pedagógicas em prol da qualidade de ensino”, salientou.

Para a Secretária de Educação, Lúcia Thomaz, um dos pontos positivos é que o Caderno de Avaliação ficará nas escolas e poderão ser utilizados pelos professores das turmas. “Estamos ansiosos. A segunda etapa da Provinha Brasil está prevista para o final do ano, com a conclusão dos índices. Este resultado vai destacar a realidade de cada unidade para que sejam adotadas medidas pedagógicas que auxiliem na gestão do ensino municipal”,

ressaltou.

Idealizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), a avaliação conta com o apoio da Secretaria de Educação Básica (Seb), Ministério da Educação (Mec) e de universidades, que integram a rede nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC.