logo

Matrícula dos atendidos na quarta etapa termina nesta sexta

22/02/2018 10:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Processo está acontecendo nas escolas municipais, no horário de funcionamento

Pais e responsáveis pelos atendidos na quarta etapa da pré-matrícula devem estar atentos. Termina nesta sexta-feira (23) a matrícula dos estudantes. O processo está acontecendo nas escolas municipais, no horário de funcionamento das unidades. Não haverá prorrogação do prazo.

Durante a matrícula, devem ser fornecidos originais e cópias dos seguintes documentos: certidão nascimento, foto 3x4, original, carteira de vacinação atualizada, cartão do SUS e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

Na quarta-fase do cadastro foram oferecidas vagas para estudantes de Educação Infantil: Maternal I e II (dois e três anos), além de Pré I e II (quatro e cinco anos), Ensino Fundamental (primeiro ao nono ano), Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Ensino Médio.

A primeira etapa da pré-matrícula foi realizada entre os dias 6 a 24 de novembro. Já a segunda fase ocorreu entre os dias 4 a 15 de dezembro. Já a terceira etapa foi entre os dias 16 a 20 de janeiro. A quarta e última etapa foi no período de 5 a 9 deste mês.

A Secretaria Municipal de Educação poderá alocar o candidato em outra escola municipal, caso não existam vagas. Os candidatos que não tiverem nomes incluídos no resultado da pré-matrícula estarão automaticamente no cadastro reserva da rede municipal, uma vez que o Serviço de Cadastro e Movimentação de Alunos fará a convocação ao longo do ano letivo de 2018.

Escolas inauguradas

Para receber cerca de 5 mil novos alunos, a rede municipal ampliou o número de escolas. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a meta é universalizar o atendimento dos estudantes, em especial na faixa de dois e três anos.

Para isso, segundo o secretário, no mês de dezembro e janeiro foram inauguradas três novas escolas. A Escola Municipal Dr. Juventino da Silva Pacheco, na Barra, tem capacidade para atender 600 crianças na faixa de dois a cinco anos. A Escola Municipal Educação Infantil Professora Norma Shirley da Silva Fernandes, no Lagomar, com atendimento de 440 estudantes e a Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar, nas Malvinas, para atender, aproximadamente, 200 alunos na faixa de dois e três anos.

Ainda no mês de março, serão ampliadas as salas de aula da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arlete Ribeiro José. A unidade, que atendia 70 alunos, vai receber 160 novos estudantes. Já no Visconde, a unidade Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos, vai mudar de endereço e funcionar na rua Leopoldina Araújo, 400. A escola contará com 10 salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha e o atendimento de cerca de 200 estudantes, o que vai permitir receber novos alunos.

A Ajuda de Cima receberá mais uma escola de Educação Infantil para atender 180 alunos, na faixa de dois a cinco anos. O novo espaço vai funcionar nas dependências da Igreja Batista da Ajuda de Cima, localizada na rua Irmã Maria das Cinco Chagas, 40 (antiga rua Projetada 2). A previsão é inaugurar a escola no dia 6 de março. Também será realizada a ampliação de mais três salas na creche MAI Carmem de Jesus França, na Praia Campista.

Além disso, estão previstas licitações de obras para novas escolas no Bosque Azul, Aeroporto, Barra e Lagomar.