Medalha Darcy Ribeiro homenageia professores aposentados
Foto: Rui Porto Filho
Reconhecimento foi feito aos profissionais pelos anos de dedicação à educação no município
A entrega da medalha de honra ao mérito Darcy Ribeiro para os educadores aposentados de Macaé foi marcada por grandes emoções. A solenidade, que aconteceu nesta sexta-feira (18), no Paço Municipal, reuniu os profissionais que se destacaram durante a trajetória do município. O prefeito Dr. Aluízio afirmou que a cerimônia é um reconhecimento aos professores que marcaram a história.
- O passado, presente e futuro se confundem para quem faz a educação. Não podemos deixar de agradecer o quanto essas pessoas foram importantes e passaram seus conhecimentos para várias gerações. O melhor combustível é a coragem - acrescentou o prefeito.
Os aposentados foram escolhidos por apresentarem papel relevante no processo educacional, com ênfase em atuações voltadas para o processo pedagógico, projetos, serviços, apoio, melhoria ou infraestrutura do espaço escolar voltada para qualidade da educação.
O encontro foi aberto pela Banda Municipal da Secretaria de Educação. O professor José Augusto de Abreu Aguiar falou sobre a importância do educador. "A grande medalha que desejamos carregar é a conscientização de nossos alunos. No meu dia a dia procurei fazê-los conscientes", disse o homenageado.
A homenageada Cláudia Márcia Rocha representou os professores aposentados. "Não dá para falar dos aposentados sendo aluna de diversos professores presentes. A medalha é uma homenagem aos que construíram a história da educação", disse a professora.
O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou que os professores aposentados despertaram o crescimento individual, social e coletivo. "O momento é para valorizar a todos os professores que cumpriram um papel fundamental na educação. A gestão municipal está de parabéns pela iniciativa", frisou.