Modalidade esportiva koferbol é lançada na rede municipal
Foto: Guga Malheiros
Esporte foi apresentado nesta quinta no Ciep Oscar Cordeiro
A apresentação da atividade esportiva foi um sucesso e despertou atenção e interesse, principalmente dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos). Com o lançamento, a intenção da secretaria de Educação é que os estudantes conheçam melhor a modalidade.
Para isso, foi realizado um amistoso com a participação dos alunos do município e da equipe esportiva convidada de Casimiro de Abreu, que é considerada referência na região.
Banda - Além da programação esportiva, os estudantes e profissionais de ensino puderam assistir a apresentação da banda da secretaria de Educação, que recepcionou os atletas com diversas músicas.
Além da integração, os alunos do Ciep tiveram a chance de conhecer o jogo da equipe de Casimiro de Abreu, sob a responsabilidade do professor Juan Leal.
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, a previsão é que a modalidade esportiva seja destaque no ensino municipal. “Os alunos que apreciarem a modalidade, terão a chance de se inscrever para participar do jogo”, ressaltou. Ela lembrou que no decorrer do evento foi feita uma enquete para saber como será a adesão dos estudantes.
O Korfebol é um desporto coletivo que foi inventado na Holanda. O principal objetivo desta modalidade é a colocação da bola dentro do cesto. O desporto se destaca pelo fato das equipes serem obrigatoriamente mistas. Em campo, são oito jogadores do sexo masculino e feminino. A intenção da secretaria de Educação é que os estudantes conheçam melhor a modalidade.
Esporte - Animado, o professor responsável pelo koferbol na rede municipal, Juan Leal, disse que o jogo é bastante simples. “A equipe marca pontos quando acerta a bola no cesto do adversário. Após duas cestas, as equipas trocam de campo: os defensores passam a ser atacantes e vice-versa. Na segunda metade do tempo de jogo as equipas trocam de lugar”, explicou.
A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, pontuou que a proposta do ensino municipal é ampliar a modalidade esportiva para outras escolas. “ Vimos muitos alunos interessados, que desejavam aprender para jogar com os familiares. Isso é maravilhoso”, contou.
O Koferbol pode ser praticado em várias superfícies: pavilhão, piso sintético, na praia – por adultos, crianças, famílias e casais, em alta competição ou por recreação. “A expectativa é que com a adesão da nova modalidade esportiva no ensino municipal, seja reforçado um ambiente social único, dentro e fora de campo e também apareçam talentos, que também podem se destacar na sala de aula”, disse Mônica.