logo

Mutirão de combate à evasão começa nesta sexta-feira na Aroeira

11/09/2015 09:49:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo da prefeitura é manter todo aluno na escola

A rede municipal começa nesta sexta-feira (11) o mutirão de atendimento aos pais e responsáveis pelos alunos faltosos, que devem apresentar as justificativas quanto às ausências dos estudantes nas salas de aula. A programação vai acontecer das 9h às 16h na área central e Serra em dias específicos. A expectativa é realizar cerca de 500 atendimentos até o dia 2 de outubro. Nesta sexta-feira (11), o mutirão acontece no Colégio Municipal Aroeira.

O polo do setor verde vai atender os responsáveis pelos alunos das unidades municipais Aroeira; Parque Maria Angélica Ribeiro Benjamin; Eraldo Mussi; Generino Teotônio de Luna; Municipalizada Fazenda Santa Maria; Botafogo, além da Municipalizada Nosso Senhor dos Passos. A intenção da Secretaria de Educação é assegurar que todo aluno permaneça na escola. É considerada evasão quando o aluno apresentar cinco faltas consecutivas ou dez alternadas.

Já na segunda-feira (14), o mutirão seguirá na Escola Municipal Interagir. A unidade será polo do setor vermelho das escolas municipais Joffre Frossard, Professora Maria Isabel Damasceno Simão e Interagir. Na terça-feira (15), o Interagir receberá pais das unidades municipais Professor Antônio Alvarez Parada; Eda Moreira Daflon; Joaquim Luiz Freire Pinheiro e Professora Letícia Peçanha de Aguiar.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a proposta é intensificar a aproximação com a comunidade escolar das unidades municipais de ensino, garantindo a assiduidade dos alunos. Diante do mutirão, os responsáveis foram devidamente notificados a comparecerem aos polos para apresentar as justificativas quanto às ausências dos estudantes nas salas de aula.

Com o atendimento, as assistentes sociais serão responsáveis por um levantamento dos alunos faltosos, cuja lista será enviada ao Ministério Público, Juízo da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, órgãos que vão adotar as providências cabíveis conforme cada caso específico.

Para convocar as famílias, a equipe de assistentes sociais da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte encaminhou notificação para as escolas municipais, responsáveis pelo envio das convocações aos pais dos alunos considerados infrequentes.

O mutirão conta com a participação do Programa Municipal de Conselhos Escolares e Coordenação do Programa Bolsa Família na Educação, setores da Secretaria de Educação que divulgam suas ações e esclarecem dúvidas dos pais e responsáveis.

Conforme a coordenadora de Serviço Social, Josemarlem Gonçalves, o trabalho do mutirão é organizado pela equipe de assistentes sociais, que atuam na sede da secretaria de Educação, que funciona à Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro.

Cronograma- O atendimento segue no próximo dia 18 (sexta-feira) na unidade municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, que será polo do setor amarelo e vai atender pais de estudantes das seguintes escolas: Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira; Ciep Municipalizado 455 - Maringá; Ancyra Gonçalves Pimentel; Amil Tanos; Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco e Municipalizado Coquinho.

Setor marrom - No dia 21 o Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro será polo do setor marrom com recebimento dos pais dos alunos das unidades Olga Benário; Oscar Cordeiro; Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo; Almir Francisco Lapa e José Calil Filho. No mesmo local, no dia 22 haverá atendimento dos convocados das escolas Zelita Rocha de Azevedo; Engenho da Praia; Onilda Maria da Costa; Balneário Lagomar e Paulo Freire.

Setor azul - Já no dia 25 (sexta-feira), a Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval será polo do setor azul ao receber pais de alunos das unidades municipais Jacyra Tavares Duval; Lions; Dolores Garcia Rodriguez e Professora Maria Letícia Santos Carvalho.

Setor branco - O setor branco terá como polo a Escola Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, que vai assistir também no dia 25, os convocados da unidade e das seguintes escolas: Maria Augusta de Aguiar Franco; Zélia de Souza Aguiar e Municipalizada Carlos Gaspar.

Setor vinho - O setor vinho terá como polo a Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola. No dia 28 os representantes de alunos das unidades municipais Wolfango Ferreira; Profº Samuel Brust; Municipalizada Leonel de Moura Brizola e Renato Martins devem comparecer.Também no dia 29 o mesmo polo terá atendimento aos familiares dos alunos do Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro; Professora Elza Ibrahim; Aterrado do Imburo e Neusa Goulart Brizola.

Serra - Encerrando a programação, no dia 2 de outubro, o polo no Colégio Municipal Raul Veiga vai atender as escolas Pedro Adami; Joaquim Breves; Boa Alegria; Sana; Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, Municipalizado Raul Veiga; Municipalizada Córrego do Ouro, Ivete Santana Drumond de Aguiar, Fantina de Mello, Morete e Crubixais de Cima.

Levantamento- A Secretaria de Educação finalizou o levantamento de dados dos alunos faltosos do mutirão realizado entre os meses de maio e junho. De acordo com registros foram realizados um total de 434 atendimentos. De acordo com a Coordenação do Serviço Social da rede municipal, a proposta do trabalho é combater as causas da evasão/infrequência escolar e seus impactos no cotidiano escolar e familiar. “Para o levantamento, foram utilizados instrumentos para o registro dos dados, identificando assim, os casos em situação de risco ou vulnerabilidade social”, finaliza a coordenadora Josemarlem Gonçalves.