Nova modalidade esportiva é praticada na rede municipal de ensino
Foto: Guga Malheiros
Um amistoso foi realizado no último sábado (30)
O projeto de Koferbol na rede municipal está agitando os alunos do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, no Parque Aeroporto. A programação, iniciada no início do ano letivo na unidade, foi marcada, neste último sábado (30), por um amistoso entre as equipes da escola municipal e de Casimiro de Abreu. O jogo é uma etapa preparatória para a realização do Campeonato Brasileiro de Koferbol, previsto para acontecer no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de outubro, com a integração de diversas equipes nacionais.
Com nome diferente, o jogo, que caiu no gosto não apenas dos estudantes, mas dos professores e da comunidade escolar, está atraindo a atenção dos alunos do 6º ao 9º ano, que participam de aulas nos turnos da manhã e tarde, ministradas pelo professor de Educação Física e coordenador do projeto, Juan Leal.
O Koferbol é uma atividade mista e particularmente diferente dos outros desportos de quadra, quando impõe, por regra, que a partida deve ser jogada com dois times, cada um formado por oito pessoas: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Isso caracteriza o Koferbol como o único esporte de quadra que não tem modalidade diferenciada por gênero.
A prática, que foi inventada na Holanda, consiste na colocação da bola dentro do cesto. O esporte pode ser praticado em várias superfícies: pavilhão, piso sintético e na praia por adultos, crianças, famílias e casais - em competição ou por recreação. “A rede municipal investe em diversas ações, que visam contribuir com o desenvolvimento pleno do estudante, como o programa Atleta na Escola, projeto de xadrez, entre outros”, disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
Um dos fatores positivos do Koferbol, segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, é que a modalidade que se destaca por primar a anti-violência. Segundo ela, regras básicas ajudam a fundamentar e construir noções de disciplina e cooperação entre as equipes.