Núcleo de Pesquisa em Educação Integral é destaque na região
Foto: Guga Malheiros
Integrantes do Nupei se reúnem para detalhar o projeto
A rede municipal de ensino é uma das pioneiras do interior do estado na criação do Núcleo de Pesquisa em Educação Integral (Nupei). O núcleo, que funciona na sede da secretaria de Educação, se destaca na região por desenvolver pesquisas sobre o sistema municipal de ensino, especificamente no campo da Educação Integral. A intenção é produzir conhecimentos e indicadores qualitativos e quantitativos que contribuam com a construção de uma política de Educação Integral no município e compreender o ensino municipal e os processos de aprendizagem na perspectiva da Educação Integral.
O Nupei já é destaque internacional, com a seleção de três trabalhos para o VII Encontro Internacional “A Educação hoje, pra lá da Diversidade", que acontece entre os dias 16 a 18 de outubro, na Universidade de Antioquia, em Medellin, na Colômbia. São eles; “Uma escola reconstruindo a si mesma: Educação integral e formação docente”; “Nupei: Pesquisa acadêmica no e pelo próprio sistema de ensino” e “Formação continuada docente em Educação Infantil: Subjetividades pedagógicas”. A programação contará com conferencistas da Colômbia, Argentina, México e Espanha.
Mercosul
Macaé tem a única secretaria de Educação que, em atendimento ao edital do Setor Educacional do Mercosul, apresentou e classificou proposta no “Pasantías de Intercâmbio Regional", Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem). De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, um total de 33 projetos foram apresentados. Entre os 11 selecionados está o trabalho da secretaria de Educação - os outros projetos são de universidades e secretarias estaduais de Educação. O Pasem é um convênio firmado entre a União Europeia e o Mercosul. No Brasil o programa fica a cargo da Coordenação de Apoio ao Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes).
Segundo a subsecretária de Educação na Saúde Cultura e Esportes e coordenadora geral do Nupei, Mônica Couto, o Nupei irá receber, em abril de 2015, 10 educadores representantes dos países do Mercosul. A proposta é que os visitantes vivenciem projetos de formação em curso, pesquisas e visitem algumas unidades municipais - a exemplo do Amil Tanos, escola de tempo integral que é alvo de pesquisas para se tornar escola-piloto junto ao trabalho do núcleo. Durante a programação, eles também participarão da mesa redonda “Fronteira do Mercosul; Formação Continuada da docência”.
Outras finalidades do Nupei são: desenvolver estudos e pesquisas relevantes utilizando referenciais científicos e acadêmicos sobre Educação Integral, auxiliando assim na formação dos educadores, gestores e técnicos da rede municipal; acompanhar o desenvolvimento dos programas de Educação Integral em vigência nas escolas e nos cursos de formação continuada por meio das ações de pesquisa; produzir conhecimentos sobre as escolas de horário integral a fim de subsidiar a elaboração de uma política de Educação Integral para aquelas escolas que já funcionam neste regime ou que venham a adotar até o ano de 2020; além de pesquisar convênios e parcerias, que venham a contribuir para as atividades das escolas.
Seminário
Um das ações organizadas pelo núcleo é o I Seminário Educa Nupei, programação prevista para o mês de setembro, que terá como tema central “Educadores e crianças na escola: Corpos em atividade pedagógica”. A equipe do Nupei é formada por Ana Lucia Nunes Penha (coordenadora), Cynthia Rangel Freire Fernandes, Maria Inês Barreto Netto, Monica de Menezes Couto, Theresa Huguet e Wilza Roseli Carvalho.
O Nupei também tem como propostas realizar intercâmbio com outras instituições de estudos e pesquisas; produzir artigos e trabalhos científicos a fim de serem apresentados em eventos científicos e/ou publicados em periódicos especializados; encaminhar discussão a respeito da necessidade de formação continuada na perspectiva da educação integral, de modo que a política de formação continuada contemple tal dimensão educacional; e acompanhar o desenvolvimento dos programas de Educação Integral em vigência nas escolas e nos cursos de formação continuada por meio das ações de pesquisa.