Ouvidoria da Educação: portas abertas para a comunidade escolar
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Setor funciona como um interlocutor com a comunidade escolar
A Ouvidoria da Secretaria de Educação de Macaé registrou 4.120 atendimentos este ano. O setor recebe diferentes tipos de demandas referentes à rede municipal de ensino - desde pais de alunos até servidores. Implantado há oito anos, o setor vem cumprindo sua missão de ser um canal de manifestação dos interesses dos cidadãos frente à Secretaria para resolução ágil das questões apresentadas.
O setor funciona como um interlocutor com a comunidade escolar, estimulando a participação do cidadão no controle e avaliação da prestação dos serviços que a secretaria oferece. No caso da Educação, as solicitações podem ser feitas pessoalmente na sede da Secretaria, na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591, Novo Botafogo, das 8h às 17h, e pelo número 2762-2373. O atendimento também pode ser feito pelo e-mail ouvidoria.educacao@macae.rj.gov.br ou diretamente no site na prefeitura (www.macae.rj.gov.br).
"Boa parte dos atendimentos que fazemos são resolvidos rapidamente, devido ao diálogo constante entre a Ouvidoria e os demais setores da Secretaria de Educação. Essa parceria ajuda a administrar conflitos e problemas que poderiam se prolongar por mais tempo. Nos casos mais simples, muitas vezes conseguimos uma resposta quase que imediata, como nas situações referentes a matrículas e assistência social, explica a coordenadora do setor", Tânia Aguiar.
Seguindo as orientações da Ouvidoria Geral do município, o registro das manifestações é feito sempre pelo sistema Ouvisys, desenvolvido pela prefeitura para agilizar a atuação. Nos atendimentos presenciais, o sigilo é garantido pela equipe, formada por servidoras capacitadas em administração de conflitos. "Muitas vezes servimos até como ombro amigo para as pessoas que nos procuram. Cada caso é tratado de forma individual, com muito respeito e carinho", comenta Tânia.
Desde a sua implantação, em 2011, a Ouvidoria da Secretaria de Educação já atendeu a 48.436 casos. Este ano, o mês com maior demanda - 609 - foi fevereiro, época de matrícula escolar. Em agosto, foram registrados 500 ocorrências. Cerca de 90% dos casos foram resolvidos.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o contato direto com servidores, estudantes, professores, pais e o público em geral é fundamental para detectar as demandas e prioridades.
"O trabalho da Ouvidoria é feito com transparência e tivemos avanços positivos, pois o setor é uma forma de participação das pessoas no processo democrático. Temos que parabenizar o trabalho realizado pelos ouvidores da Educação, que funciona não só para identificarmos o que está funcionando bem na gestão educacional do município, como também para propor, quando necessário, soluções para tornar a educação de Macaé cada vez melhor", afirmou.