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Ouvidoria da Educação reforça elo com a comunidade escolar

05/05/2014 15:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Melhor atender a comunidade escolar funcionando como um canal de comunicação. Esta é a finalidade do trabalho da Ouvidoria da Educação, que atende às escolas municipais, além dos pais e responsáveis pelos alunos, reforçando assim o elo com todos os setores operacionais da secretaria de Educação.

O setor, que funciona na sede da Secretaria de Educação, na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro, conta com uma equipe que recebe demandas de forma presencial no térreo, sala 8, ou por meio do telefone de contato 2762-2373.

Entre as demandas estão solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios quanto ao trabalho desempenhado pela equipe. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a Ouvidoria é uma das pontes mais essenciais entre a população e a secretaria. Segundo a secretária, entre os trabalhos mais efetivos da Ouvidoria está o suporte e atendimento ao setor de pré-Matrícula, matrícula e remanejamento. “A ação conjunta entre os dois setores permite que o trabalho referente à matrícula na rede municipal seja mais dinâmico e eficaz”, pontuou.

A Ouvidoria da Educação, segundo a secretária, tem importante participação neste processo, sendo o canal real de comunicação da sociedade, que pode manifestar-se de maneira anônima ou identificada.

Todas as questões recebidas, com exceção das anônimas, são encaminhadas e respondidas em curto prazo. O objetivo é que o usuário obtenha o retorno adequado. Além disso, o Sistema da Ouvidoria da Secretaria de Educação também cadastra e acompanha os trâmites e providências adotadas e executa uma análise dos setores que mais precisam de atenção e melhoria.

Outra novidade é que a Ouvidoria executa uma análise dos setores que mais precisam de atenção e melhoria na gestão. Entre os assuntos que passam pela Ouvidoria estão remanejamento, transporte escolar, passe escolar, além do projeto pedagógico desenvolvido pela escola e infraestrutura da unidade municipal.

- O Sistema de Ouvidoria da Secretaria de Educação também tem como objetivo cadastrar e acompanhar os trâmites e providências dos atendimentos prestados. O canal conta apoio dos setores da Secretaria de Educação e da Ouvidoria Geral do município, não só nas respostas aos encaminhamentos das mensagens, como também nas soluções dos problemas levantados -, finalizou a secretária de Educação.