Pacto pela alfabetização retoma atividades
Foto: Juranir Badaró
Melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização é meta do governo municipal
Contribuir para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças e para o planejamento das situações didáticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. Esta é uma das finalidades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que retornou suas atividades na rede municipal de ensino e vai realizar um encontro de capacitação com os professores alfabetizadores no final deste mês. A data da programação está sendo definida.
Para isso, a coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) de Macaé e a equipe pedagógica do Ensino Fundamental definiram as intervenções para este segundo semestre letivo conforme as orientações do Governo Federal.
A intenção é desenvolver ações que contribuam para o debate sobre os direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização. Ao aderir ao pacto, o ensino municipal visa reforçar a alfabetização de todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), junto aos alunos que vão concluir o 3º ano do ensino fundamental.
Em Macaé, o professor alfabetizador participante do Pnaic está cadastrado no Censo Escolar 2012 e atuando como professor de alguma turma do ciclo de alfabetização em 2013 (turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental de nove anos e/ou também em classes multisseriadas).
Por meio do Pacto, durante o período de dois anos, os professores alfabetizadores já estão participando de uma formação específica com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.
Os encontros com os professores alfabetizadores são conduzidos por 16 orientadores de estudo, que também passam por uma capacitação ministrada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
A secretária de Educação, Lúcia Thomaz, assinalou que a formação dos professores alfabetizadores visa não apenas a capacitação dos profissionais de ensino, mas o reforço no processo ensino-aprendizagem. “Para uma melhor prática pedagógica, o professor alfabetizador tem a função de auxiliar o estudante, que é o protagonista principal do pacto”, disse.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa segue quatro princípios centrais ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: o Sistema de Escrita Alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; a valorização dos conhecimentos provenientes das diferentes áreas e o cuidado com as crianças.
O Pnaic está previsto no decreto federal 6.094, de 24/04/2007, que diz respeito ao Plano Nacional de Educação.