Parceria da prefeitura com TCE capacita servidores municipais
Foto: João Barreto
Foco é melhorar o desempenho da administração pública
Servidores municipais estão sendo capacitados em cursos oferecidos pelo Projeto Escola Itinerante da Escola de Contas e Gestão (ECG), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), visando o melhor desempenho da administração pública. As aulas acontecem em parceria com a prefeitura, por meio da Controladoria Geral, Secretaria de Planejamento e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária.
O coordenador geral de Capacitação da ECG, João Paulo Lourenço, informou que os cursos terão duração até o dia 12 de junho e destinam-se às áreas de gestão pública: controle interno; gestão de pessoal; licitações; contratos administrativos; Lei de Responsabilidade Fiscal com Ênfase em Orçamento Público; e Prestação de Contas, Tomada de Contas, Tomada Especial de Contas. O encerramento será com palestra sobre Prestação de Contas e Responsabilidade Fiscal.
Macaé é um dos cinco polos no estado abrangendo 21 municípios. No encerramento dos cursos, após a palestra, os participantes receberão certificado. Cada turma tem 50 servidores, não só de Macaé, mas também de outros municípios vizinhos.
Lourenço explicou que o TCE vai até os servidores municipais porque entende a dificuldade de logística das prefeituras para levar os funcionários até a sede da ECG, em Niterói. As aulas do TCE Escola Itinerante são ministradas por professores do próprio tribunal.
A Funemac está localizada na Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavalheiros. Mais informações pelos telefones (21) 2729.9531, 2729.9532 e 2729.9506 ou pelo site da ECG: www.ecg.tce.rj.gov.br.
Programação dos cursos em Macaé:
Controle Interno - dias 8, 9, 10, 18 e 19 de abril, com duração de 32 horas.
Gestão de Pessoal - 15, 16, 17, 24, 25 e 26 de abril, 40 horas.
Licitações - de 6 a 9 de maio, carga horária de 24 horas.
Contratos Administrativos - de 13 a 16 de maio, 24 horas.
Lei de Responsabilidade Fiscal com Ênfase em Orçamento Público - de 20 a 24 de maio, 32 horas.
Prestação de Contas, Tomada de Contas, Tomada Especial de Contas – de 3 a 6 de junho, com 24 horas de duração.
Palestra de encerramento – 12 de junho, durante duas horas.