Pré-Vestibular Social: 80% de aprovação em universidades
Foto: Ana Chaffin e divulgação
Atualmente, 348 alunos participam do único preparatório gratuito da cidade
O Pré-Vestibular Social muda a vida de alunos e estudantes que já passaram por suas salas de aula. Com o lema "Abrindo Portas para Universidade", o curso da rede municipal que conta com 80% de aprovados nas faculdades do país, é alvo de elogios e motivo de saudades de estudantes. Nos últimos três anos, o único curso preparatório gratuito da cidade registrou a aprovação de cerca de 200 estudantes.
Yuri Santos de Menez é um deles. O jovem de 19 anos cursa Educação Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Serópedica. Além de recomendar e aprovar o curso, o ex-aluno das escolas municipais Samuel Brust, Wolfango Ferreira e Colégio Aplicação (CAp) confessa que ficou surpreso com o funcionamento do curso. “Fico entusiasmado ao lembrar do pré-vestibular. Tive professores maravilhosos que me ajudaram a ter mais compromisso. Os simulados, apostilas e exercícios foram importantes. Costumo dizer que o cursinho foi essencial para me ajudar a atingir meu objetivo. O cursinho foi uma lição de vida”, conta.
Da mesma opinião é Túlio Mansor Alvim. Ele confirma que o curso é maravilhoso. "Graças ao Pré-Vestibular Social de Macaé consegui entrar na faculdade que tanto sonhei. Demorei a decidir o curso. Hoje, estou feliz na faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense (IFF-Campos)", conta. O jovem de 20 anos faz questão de indicar o pré-vestibular para colegas que moram em Macaé. “Recomendo o curso. Minha namorada Lorena está participando e estamos na torcida”, comenta.
Com atuação de um grupo especializado de 11 professores, o Pré- Vestibular Social não fica atrás de cursinhos particulares. Para melhor atender aos alunos, a equipe do curso reforçou a grade curricular com a inserção da disciplina de “Atualidades”, com enfoque em Filosofia e Sociologia. Com isso, a equipe é relembrada pelos estudantes com satisfação.
Gislaine Silva Souza, 25 anos, se diz honrada com a oportunidade. "Fiz curso de Formação de Professores e a grade curricular é específica e diferente. Com isso, sabia que tinha que estudar muito para entrar na faculdade pública. Aprendi demais e concorri com feras e estou contente em estudar Ciências Contábeis no campus Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os professores estão de parabéns", diz.
Outro apoio oferecido pela equipe é a realização de simulados em cronogramas específicos que seguem os padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). O preparatório também realizará um simulado específico aos moldes do Enem, no mês de outubro. O teste terá 180 questões e redação.
Chance e vitórias
“Se não fosse o pré gratuito não teria possibilidade de entrar na faculdade. Graças ao curso, faço Enfermagem no polo Macaé da UFRJ. Não tinha condições de pagar um curso particular. Me dediquei, mas os professores me ajudaram muito”, atesta Laryssa Cunha Portela. Ela frisa que o módulo conta com professores mestres e doutores que repassam as dicas de provas específicas. Eles mostram a importância de estudar. A qualidade do pré é sem igual", conta. A estudante de 20 anos, que também estudou no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, destaca que se sente vitoriosa por contar com o pré-vestibular e ter conquistado o primeiro lugar no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), com a prova do Enem.
Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o curso se consolidou na região por promover inclusão de estudantes que não têm condições de pagar cursos particulares. "Outro ponto positivo é a proximidade dos alunos do Pré-Vestibular Social com os universitários, o que humaniza e incentiva o processo, já que estão convivendo no mesmo espaço físico, na Cidade Universitária", ressalta.
Funcionamento - Hoje, o curso preparatório gratuito é considerado referência da região. O novo espaço que atende 348 alunos é uma oportunidade de mais contato com o saber e inovação do ambiente universitário. As aulas do Pré- Vestibular acontecem nos turnos da manhã (7h20 às 12h10) e tarde (13h20 às 18h) no bloco A da Cidade Universitária. O turno da noite (18h20 às 22h20) atende os alunos no bloco C, e a secretaria funciona no prédio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).
Segundo o coordenador Reginaldo Moraes, o trabalho do curso se destaca pela responsabilidade, dedicação e compromisso dos profissionais. "Me emociono ao olhar as listas e verificar registros de tantos alunos que frequentaram nosso curso e passaram com mérito no vestibular e no Enem. Isso mostra que estamos trilhando o caminho certo”, frisa.
As inscrições de novos alunos acontece na fase de pré-matrícula da rede municipal, entre os meses de dezembro e janeiro. Para cursar o Pré-Vestibular Social, basta ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio. Os interessados podem procurar a secretaria para inclusão em um cadastro reserva.