logo

Pré-Vestibular Social: transformação de sonhos em realidade

04/09/2014 17:22:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Flávio Sardou

Neste ano os alunos foram distribuídos em seis turmas

Pelos bons resultados do Pré-Vestibular Social, a Secretaria de Educação tem muito que comemorar. Tradicional em aprovar estudantes para diversas faculdades públicas ou particulares, o curso municipal, só no ano de 2013, confirmou 70 alunos para universidades federais, dois para estaduais, 21 para a municipal (a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos - FeMass) e 39 para instituições privadas. Em 2014, são 270 alunos distribuídos em seis turmas: duas pela manhã, duas à tarde e duas à noite.

Segundo o coordenador geral do curso, Reginaldo de Moraes, os professores atuam na rede pública municipal e são pós-graduados. “Há doutores, doutorandos, mestres e mestrandos. Todos têm especialidade na área de educação”, conta. Ele acrescenta que todos os alunos que fizeram vestibular para Engenharia, no ano passado, foram aprovados . Quando acontece de um aluno abandonar o curso, novos integrantes, que compõem uma lista de espera, são chamados.

- A Secretaria de Educação oferece, além do corpo docente, todos os materiais necessários para o bom andamento do curso. Os alunos não têm custo. A resposta e o resultado positivos são as vitórias alcançadas. Atualmente, os alunos estão se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e para outros vestibulares. Nos dias sete e oito de outubro faremos nosso simulado - esclarece.



Novos horizontes e novas oportunidades

A jovem Lívia Torres Pinheiro, de 20 anos, pretende fazer Geofísica ou Artes Cênicas. Está no Pré-Vestibular Social desde o início do curso, em março. “Procurei cursos particulares, mas eram muito caros. Aqui, encontrei professores bons, que nos proporcionam base para a construção de um futuro melhor”, testemunha.

Já Antônio Paulo da Silva, de 65 anos, quer se especializar em Serviço Social ou Psicologia. “Meu objetivo é ajudar o ser humano. Mesmo com a minha idade, esse curso está me valorizando e dando oportunidade de realizar meu sonho”, salienta.

Por sua vez, o estudante Raphael Porfírio Oliveira, de 21 anos, tem vontade de ingressar na faculdade de Engenharia Mecânica. “Esse Pré-Vestibular proporciona uma base muito boa, não deixando nada a desejar a outros cursos. Engenharia é um ramo com o qual me identifico e tem um grande mercado em nossa região”, completa.

O Pré-Vestibular Social funciona na Rua Teixeira de Gouveia 634, no Centro.