logo

Prefeito recebe pais de alunos na obra da escola Olga Benário Prestes

10/02/2015 17:39:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Flávio Sardou

Prefeito apresenta a obra e destaca valorização da educação

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, se reuniu na manhã desta terça-feira (10) com pais e responsáveis pelos estudantes da Escola Municipal Olga Benário Prestes. O encontro aconteceu no espaço da nova unidade, que terá as atividades iniciadas no dia 23 (segunda-feira). O espaço situado na Rodovia Amaral Peixoto, na antiga Ford, vai atender inicialmente 606 estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A área territorial da obra, que é a mais extensa do município, vai beneficiar os alunos que estão provisoriamente estudando no Centro de Convenções, e também outros estudantes.

O prefeito apresentou a obra para responsáveis dos alunos e funcionários da escola que conheceram as dependências da nova unidade, uma das maiores do município. Durante a reunião, Dr Aluízio tirou as dúvidas dos pais.

- A intenção do governo é receber os estudantes em um ambiente adequado e confortável. Quero contar com a colaboração de todos diante desta empreitada. A meta é entregar a escola no dia 23, mas se houver qualquer imprevisto, quero contar com a compreensão de todos, pois esta obra será uma das referências da rede municipal - assinalou.

Presente no encontro, a auxiliar Maria de Souza Alves elogiou a iniciativa do prefeito de receber os pais e explicar detalhes sobre a obra. “Agora sei que esta espera vai compensar, pois o que mais queremos é uma escola de qualidade. Mesmo com a prorrogação da volta às aulas, deu gosto de ver que meus filhos, Talita e Tiago, vão estudar em um lugar bonito e espaçoso. Falta pouco para o início das aulas. O que mais queremos é uma escola de qualidade”, contou a moradora do Lagomar.

Ao percorrer a obra, que se encontra em fase adiantada, com 70% de conclusão, Dr. Aluízio destacou que as 14 salas de aula ficarão prontas e vão receber alunos e equipe pedagógica de forma adequada. “A prioridade é que esta escola seja uma das referências do município para o Ensino Fundamental”, disse. Com a volta às aulas, alguns espaços da escola continuarão em obras, como quadra e sala da secretaria e da equipe pedagógica, sem atrapalhar as aulas.

Também em visita à unidade, a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esclareceu que em virtude da obra, o calendário letivo para os alunos da escola passará por readequação. “Vamos assegurar o cumprimento dos 202 dias letivos. Os pais podem ficar tranquilos, o planejamento pedagógico da unidade será de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação”, ressaltou.

Para acelerar ainda mais o andamento da obra, que já conta com a atuação de 66 operários, o local receberá mais trabalhadores. De acordo com o secretário de Obras e Urbanismo, Antônio Nunes Pires Filho, o serviço também está sendo executado durante os finais de semana e feriados. “Nem mesmo no Carnaval a obra vai parar. Nos dias de semana, os trabalhadores estão atuando até às 19h. O ritmo está intenso”, pontuou.

Além de apresentar a obra da unidade, o prefeito destacou que questões como segurança e sinalização das adjacências da escola já estão sendo tratadas. Para isso, as secretarias de Ordem Pública e Mobilidade Urbana foram acionadas. O objetivo é oferecer maior segurança para os estudantes, para que os pais não fiquem preocupados com o trajeto para a unidade, que terá como entrada principal a rua lateral da escola.

Com a obra, o número de vagas foi ampliado. Segundo o diretor geral, Márcio Fidélis, no ano letivo de 2014, a escola recebeu 348 matriculados, mas este ano a demanda aumentou. “Já temos mais de 600 alunos. A equipe pedagógica está tratando de diversos projetos, que visam reforçar a aproximação da família com a escola”, explicou.

Para saber mais sobre o andamento da obra e do calendário letivo, o prefeito marcou um novo encontro com os pais. A previsão é que a reunião aconteça na próxima quinta-feira (19), na futura sede da escola. Na ocasião, o prefeito irá novamente acompanhar o andamento da obra e tratar de questões reivindicadas pelos pais durante a reunião. “Queremos fazer o melhor pela escola e por todos os moradores do Lagomar e São José do Barreto que estudam aqui”, contou.

Estrutura - Com uma extensão de mais de dois mil metros quadrados, a área da Escola Municipal Olga Benário Prestes será toda em padrão voltada para acessibilidade. Além disso, o ambiente contará com salas de aula, cozinha, refeitório, pátio, banheiros para alunos, professores e funcionários, biblioteca, sala de leitura, lavanderia, laboratório de informática, sala para professores e estacionamento.

A nova escola também será dotada de cozinha adaptada conforme as normas da Vigilância Sanitária. O local será totalmente climatizado e funcionará com projetos culturais e esportivos, na ampla quadra que será construída até o mês de maio.

Segundo o prefeito, com a conclusão total, a unidade será inaugurada oficialmente no mês de julho com uma programação especial. “A intenção é promover uma festa para receber alunos, funcionários e toda comunidade escolar”, finalizou.


Fotos Relacionadas