logo

Prefeitura estende inscrições para cursos em comunidades pacificadas

01/08/2013 17:36:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Ainda há vagas para todas as modalidades dos cursos gratuitos de qualificação de caldeireiro, cuidador infantil, soldador, inglês e informática. Com o objetivo de atender jovens que vivem em situação de risco social nas comunidades pacificadas, a prefeitura estendeu o prazo de inscrições até sexta-feira (9). Os cursos de qualificação são oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Para se matricular, o candidato deve apresentar a Carteira de Identidade (RG), o CPF, comprovantes de escolaridade e de residência. Os cursos começam em 5 de agosto e têm carga horária de 160 horas, ou seja, cerca de dois meses e meio cada, que é o tempo mínimo exigido para a qualificação da mão-de-obra, com aulas teóricas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30.

Os cursos, com 40 vagas cada, serão oferecidos em dois núcleos da seguinte forma: moradores do Nova Holanda, Nova Esperança e Ilha Leocádia terão aulas no Ciep Darcy Ribeiro, na Nova Holanda. Já nos bairros Malvinas, Botafogo e Ilha Leocádia, no Colégio Botafogo, as matrículas vão começar na próxima segunda-feira (5). As matrículas são efetuadas de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, no Ciep Darcy Ribeiro e no Colégio Botafogo.

O projeto acontece em parceria com as secretarias de Educação, que cederá toda a infraestrutura necessária; de Trabalho e Renda, com diagnóstico de trabalho no município e inclusão dos jovens; e o Cetep, que está vinculado à Semtre e é responsável pelo conteúdo e planejamento das aulas e pelos professores.

O objetivo é envolver toda a sociedade no processo de pacificação, pois é por meio dessa aprendizagem coletiva que as medidas sociais, de educação e segurança acontecem nas comunidades carentes. As autoridades envolvidas no processo de pacificação acreditam que novas transformações podem ser geradas a partir das relações nas escolas e no trabalho.