Prevenção é tema de encontros com dirigentes de escolas municipais
Com o objetivo de reforçar a abordagem de temas como segurança e prevenção diante de situações como o uso de drogas, a rede municipal de ensino se reúne periodicamente com dirigentes e equipes pedagógicas das unidades municipais Ciep Maringá, no Campo do Oeste; Polivalente Anísio Teixeira, situada na Costa do Sol e Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro.
A programação periódica, que foi ministrada nesta quinta-feira (17), é um dos desdobramentos do governo municipal para integrar serviços de segurança com atividades educacionais e sociais de forma imediata na unidade de ensino. Os trabalhos nas três escolas municipais também abrangem atendimento individual de alunos e encontros específicos com familiares.
Os encontros, que acontecem nos horários de planejamento dos professores, são ministrados pela equipe pedagógica e estagiários da subsecretaria de Ensino Fundamental. De acordo com a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, a finalidade é assinalar com os profissionais temas como a condução de situações em salas de aula referentes ao uso de drogas.
A novidade é que a secretaria de Educação está reformulando a cartilha educativa de orientação de alunos, professores e pais. Entre os temas destacados no material estão o acolhimento e medidas que devem ser adotadas diante de situações como risco social. A cartilha segue o respaldo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, os encontros reforçam o elo entre os educadores e a comunidade escolar. “Nesse contexto educacional é fundamental a participação da escola, do professor e da família como orientadores para que possam em conjunto buscar prevenir o uso de drogas, pois este problema de drogas é de toda a sociedade e não apenas dos pais e alunos”, disse.