logo

Professores participam da Formação Continuada da Educação

09/05/2013 17:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Profissionais da rede municipal de ensino participam até o meado do ano de cursos gratuitos de Formação Continuada. Ao todo foram oferecidas 25 vagas para cada módulo. As aulas acontecem na secretaria de Educação, situada à Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro, das 9 às 17 horas e em outros polos.

Um deles é a Petrobras, que em parceria com o ensino municipal, ministrou nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9) o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural. Cerca de cem professores participaram da Oficina “Conpet na Escola”, no auditório do Terminal de Cabiúnas (Tecab).

A proposta da programação é trabalhar com os educadores, os conceitos de energia, meio ambiente e sociedade e seus inter-relacionamentos de
modo dinâmico. Para isso, os profissionais participantes se integraram em oficinas e debates com reflexões, reeducação de hábitos e práticas ambientais no ambiente escolar.

Com duração de oito horas, a programação abordou temas como “Implantação do conteúdo do Conpet nas escolas” ,“Geopolítica do petróleo”, “Energias Alternativas”, “O Impacto Ambiental para produção de energia” e “Cadeia de Exploração, Produção, Refino e Distribuição de Petróleo e seus Derivados”.



A professora participante Liliam Ribas afirma que se envolver na Oficina Conpet na Escola foi importante. “Obtive novos conhecimentos sobre a energia
de modo amplo. A Educação é muito importante para contribuir na multiplicação de conhecimentos sobre assuntos como estes”, ressalta.

A programação ministrada pela equipe responsável pelo Conpet tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural. Outra intenção é estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em busca da eficiência energética.


Com cursos de formação como estes, a finalidade do Governo Municipal é subsidiar as práticas pedagógicas, fortalecendo assim, a atuação em
sala de aula. O ciclo de cursos de Formação Continuada se baseiam na Lei nº 11.494 de 2007, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação e prevê a utilização de recursos públicos para a melhoria do
ensino e capacitação permanente dos profissionais.

FORMAÇÃO - São oferecidos os seguintes cursos: “A arte de contar histórias”, que se estende até setembro e “Programas do Livro” (PLI).

Outro curso que faz parte do “Formação pela Escola” é o módulo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que será ministrado nos dias 16 e 28 de maio, das 8 às 12 horas e 13 de junho, das 13h30min às 17 horas.


As aulas vão acontecer no laboratório do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). Todos os cursos oferecidos pelo Governo Municipal são baseados nos princípios para a construção da aprendizagem a problematização, cooperação, interação e resolução e problemas.



De acordo com a Secretaria de Educação, esta programação do primeiro semestre se volta para a valorização do conhecimento e da aprendizagem individual de cada participante.