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Programa 'Classe Hospitalar' beneficia estudantes da rede municipal

10/03/2015 09:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moises Bruno e Juranir Badaró

Objetivo da rede municipal é dar continuidade aos estudos e melhorar a adaptação dos pacientes hospitalizados

O programa “Classe Hospitalar”, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, está conseguindo contribuir para a reintegração de alunos à escola após alta do hospital. A pequena Laura Aramuni Alberto Ribeiro, de quatro anos, participa da oficina no Hospital Público de Macaé (HPM). Mesmo se recuperando de uma intervenção após engolir uma pilha, ela faz as atividades ministradas pelas equipes formadas por professores e dois auxiliares de serviços escolares. Com a realização do projeto, o objetivo da rede municipal é dar continuidade aos estudos e melhorar a adaptação dos pacientes hospitalizados.

Hospitalizada junto com mais 19 crianças na enfermaria pediátrica do HPM, Laura participa de atividades de leitura, escrita e artes como desenho e pintura. Ao visitar a menina, a avó Josefina Mura Aramuni fez questão de parabenizar o trabalho do “Classe Hospitalar”.

- Fiquei feliz em ver minha neta recebendo um atendimento todo especial, tanto da equipe médica, quanto dos professores. Mesmo sendo início do ano, minha neta não perdeu o ritmo da escola. Ela participou de atividades maravilhosas e até fez um desenho lindo com a imagem dela junto à palavra 'vitoriosa'. Estou muito emocionada e satisfeita. Ela está se recuperando e em breve estará na escola com o mesmo pique - elogiou.

O “Classe Hospitalar” conta com uma equipe multidisciplinar, que atua nas turmas atendidas no HPM, Unidade de Emergências Pediátricas e em domicílio. Atualmente, o programa recebe no HPM 20 alunos da rede municipal, que estão hospitalizados. Já na UEP, cerca de 50 estudantes são assistidos mensalmente por professores que desenvolvem atividades pedagógicas e específicas, de acordo com o estado de saúde do aluno.

O programa é uma ação conjunta da secretaria de Saúde com a secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Continuada e do setor de Programas e Projetos Assistenciais. A programação, que recebe acompanhamento pedagógico específico, oferece suporte aos educadores, todas as quartas, ocasião em que eles planejam as atividades do programa.

As atividades são organizadas e planejadas em formas de oficinas como leitura e escrita, jogos e artes, que propiciam situações de ensino, garantindo momentos de prazer, de lazer, além da construção e manutenção do lúdico. As ações são ministradas em duas salas específicas para os alunos hospitalizados, dotada de brinquedos pedagógicos, mesa para atividades e materiais didáticos voltados para o ensino-aprendizagem.

Diante do atendimento ao aluno-paciente, a prefeitura atende o Conselho Nacional de Educação, que prevê o acolhimento educacional a crianças em tratamento de saúde, que implique internação hospitalar. Com isso, o Governo Municipal também segue as determinações do Ministério da Educação (MEC), que indica a ação integrada entre os sistemas de ensino e saúde, por meio das classes hospitalares, na tentativa de dar continuidade ao processo de desenvolvimento e aprendizagem. A ação também abrange assistentes sociais e psicólogos, responsáveis por reunir as família em acolhimento especial. Durante a atividade, os responsáveis pelos alunos hospitalizados recebem orientações específicas, que visam reforçar o apoio junto aos pacientes e apoio.

Atendimento domiciliar - O programa “Classe Hospitalar” conta com uma outra vertente diferenciada, em que o aluno da rede municipal que recebeu alta hospitalar faz parte do atendimento domiciliar. Outras propostas do programa estão promover a humanização no ambiente hospitalar e a não interrupção da escolarização; acompanhar os alunos hospitalizados mantendo a sistematização da aprendizagem , integrar o trabalho pedagógico das secretarias de Educação e Saúde e desenvolver atividades lúdicas para favorecer o desenvolvimento educacional.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa também tem como finalidades promover a aceitação, autoestima, segurança e melhor qualidade de vida em prol do desenvolvimento das potencialidades e contribuir para reintegração à escola após alta hospitalar.


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